Espírito Santo amplia vacinação contra gripe para toda a população acima de 6 meses

Compartilhe:
Foto: Everton Nunes/Acervo-PMS

A partir deste sábado (30), toda a população acima de seis meses de idade poderá receber a vacina contra a gripe no Espírito Santo. A ampliação da campanha foi anunciada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), na manhã desta quinta-feira (28).

Segundo a Sesa informou ao Tempo Novo, a medida busca reforçar a prevenção contra a influenza em um período de aumento na circulação de vírus respiratórios, além de garantir o uso das doses enviadas ao Estado. A vacinação estará disponível enquanto durarem os estoques nas mais de 700 salas de vacinação distribuídas em municípios capixabas.

A campanha nacional de imunização contra a influenza começou em 28 de março e, inicialmente, era destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes. Até esta quarta-feira (27), o Espírito Santo havia aplicado 582.830 doses da vacina.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Apesar da ampliação da campanha, os índices de cobertura vacinal ainda estão abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. Dados do sistema Vacina e Confia (VeC) apontam que o Estado alcançou cobertura geral de 38,93%. Entre os grupos prioritários, a vacinação atingiu 35,10% das crianças, 39,34% dos idosos e 53,54% das gestantes.

O secretário de Estado da Saúde, Kim Barbosa, destacou a importância da ampliação da imunização diante do cenário epidemiológico atual. Nas últimas semanas, o Espírito Santo registrou aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), associado à maior circulação de vírus sazonais, como influenza e vírus sincicial respiratório (VSR), além da permanência do rinovírus e da Covid-19.

De acordo com dados da Sesa, até a semana epidemiológica 19, encerrada em 16 de maio, foram registrados 138 casos de SRAG por influenza no Estado, com 17 mortes confirmadas. Entre os óbitos, 70,5% ocorreram em pessoas com mais de 60 anos. Ainda segundo o levantamento, 15 das 17 vítimas não haviam se vacinado contra a gripe.

A vacina disponibilizada este ano é do tipo trivalente, oferecendo proteção contra três cepas do vírus influenza em circulação no país: A/Missouri/11/2025 (H1N1) pdm09, A/Singapura/GP20238/2024 (H3N2) e B/Áustria/1359417/2021, da linhagem B/Victoria.

A Secretaria da Saúde informou que os municípios foram orientados a divulgar horários, locais e formas de acesso às salas de vacinação para facilitar a adesão da população.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também