Dilemas do PT

Compartilhe:

Analisando sob o prisma da conjuntura política, o atual momento do PT reflete bem o contexto internacional, nacional e local.

O cenário político-econômico nos mostra que vários países estão passando por um período de retorno aos ideais conservadores e reacionários. Exemplos como o fenômeno Donald Trump nos EUA; as trincheiras erguidas na Hungria, lembrando a 2ª Guerra; as atuais crises políticas vividas pelos parlamentos português e espanhol; a disputa do segundo turno das eleições peruanas com Keiko Fujimori aparecendo como favorita – ela é filha do ditador Alberto Fujimori, condenado à prisão por assassinatos –, são icônicos.

Assim, casos como o de Bolsonaro no Brasil, que aparece com 6 a 8% das intenções de voto para presidente, não são isolados do resto do mundo.
Num cenário geopolítico como esse, dada as escolhas para compor sua coalização e tendo em vista o distanciamento político frente às suas bases, o PT não foi capaz de fazer uma leitura conjuntural. Até aliados históricos, com grandes afinidades ideológicas como o PSB, se mostraram contrários ao projeto político em curso – o que foi bastante simbólico.

No estado, a situação está tão nebulosa que o partido dos trabalhadores ainda está discutindo se continua ou não no atual governo – mesmo com todos os indícios apresentados de que o governador é pró-impeachment. Nitidamente os interesses individuais e locais estão em choque com os coletivos e nacionais, rachando ainda mais a sigla.

E na Serra? Se o PT local for coerente com o cenário mais geral, deverá lançar uma chapa legítima para fazer frente aos demais discursos. O problema são as opções de alianças que se reduziram bastante, já que PDT, PSB e Rede foram oficialmente a favor do processo de afastamento da presidenta. Qual o caminho a ser seguido então? O Partido dos Trabalhadores encontra-se em uma encruzilhada política e a manutenção do poder ou retorno às bases, mesmo que isso custe um mandato, são as opções mais genéricas.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também