Muitas pessoas pensam que cuidar da saúde mental é apenas tomar remédio, fazer terapia ou receber um diagnóstico. Mas o jeito que vivemos, o tempo para nós mesmos e as coisas que nos dão prazer também fazem toda a diferença.
Descanso e lazer não são a mesma coisa, embora andem juntos. O descanso é a pausa para recuperar energias: dormir, ficar em silêncio, não fazer nada. Já o lazer são atividades que escolhemos livremente, por prazer: passear, ouvir música, desenhar, conversar. Enquanto o descanso recarrega as forças, o lazer dá sentido e alegria.
Alguns exemplos de lazer e descanso: dormir é descanso, ler por prazer é lazer; ficar deitado para aliviar cansaço é descanso, encontrar amigos é lazer. Um repõe o gasto, o outro nos faz sentir quem somos.
Por que isso importa para a saúde mental? Vivemos numa cultura que valoriza o trabalho e a produtividade, tratando o descanso e a diversão como desnecessários. Estudos do Ministério da Saúde (2023) mostram que a pressão por estar sempre ativo aumenta ansiedade, estresse e sofrimento emocional.
Leia também
O debate sobre o fim da escala 6×1 ilustra isso. Um dia livre a mais não é só horário, é tempo real para descanso e lazer. Jornadas excessivas consomem a vida; mudá-las devolve às pessoas o direito de cuidar de si e conviver.
Além disso, o acesso a esses momentos é desigual. Dados do IBGE (2022) mostram que mulheres, pessoas negras e de baixa renda têm menos tempo livre e lazer. O sofrimento mental também vem da falta de condições básicas para viver bem como a moradia, segurança, acesso a saúde etc.
Saúde mental não se resume a medicamentos e diagnósticos. Para a OMS (1946), saúde é bem-estar físico, mental e social, não só ausência de doenças. Quando falamos da saúde mental, estamos falando do nosso equilíbrio por dentro, dar conta das dificuldades de cada dia e conseguir fazer aquilo que a gente faz de melhor. Ter ajuda profissional é muito importante, mas tudo funciona melhor ainda quando sobra tempo para descansar, se divertir e estar com pessoas queridas.
Quando descansamos, temos mais força para lidar com problemas. O lazer cultiva sentimentos bons, fortalece relações e lembra que a vida também é leve. Esses momentos organizam pensamentos, acalmam emoções e constroem uma visão mais positiva de nós mesmos.
Não há regra de tempo ou jeito certo. O importante é reconhecer que descansar e se divertir não são luxos, mas direitos e partes essenciais do autocuidado. Muitas vezes, pequenos momentos que fazem sentido para cada um são os que mais ajudam.
Se você sente dificuldade em encontrar equilíbrio ou carrega um peso difícil, procure a Unidade Básica de Saúde (Postinho) ou o CAPS mais próximo. Psicólogos/as podem ajudar a compreender seus sentimentos e organizar sua rotina. Se precisar conversar, ligue para o CVV no número 188: atendimento gratuito, anônimo, sigiloso, sem julgamento e realizado por voluntários/as.
Cada um tem seu jeito de descansar e se divertir. Respeite seu tempo. Cuidar de si é dar espaço para o que torna a vida mais leve e bonita.
Por Nilson S. Aliprandi, psicólogo clínico – Abordagem Centrada na Pessoa (CRP 16/11049)
📧 Contato: nilsonaliprandi.psi@gmail.com
📱 WhatsApp: Enviar mensagem
📷 Instagram: @psi.nilsonaliprandi
Para dúvidas, críticas, sugestões ou informações sobre atendimentos, fique à vontade para entrar em contato.
