De olho no crime virtual

Compartilhe:

Motivadas pela falsa impressão de anonimato e pela comodidade, as pessoas estão buscando se vingar de seus desafetos na Internet. Estatísticas recentes comprovam que os crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação) estão em alta na Web, respondendo por cerca de 40% dos delitos virtuais registrados. O que as pessoas precisam entender é que não existe anonimato no mundo digital. Ainda que seja utilizado um perfil falso ou um e-mail com um pseudônimo qualquer, a polícia conseguirá rastrear as “pegadas digitais” deixadas pelo criminoso virtual e descobrir sua verdadeira identidade.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Ofensas desferidas na Internet acabam sendo mais fáceis de serem denunciadas pela vítima, uma vez que a simples impressão das ofensas com a identificação da ferramenta utilizada produz a materialidade que a vítima precisará levar a uma delegacia para que a polícia inicie uma investigação.

Vale lembrar também, que os crimes contra a honra praticados na Internet, por esta ser um meio de comunicação de massa, dará ensejo a um aumento de um terço na fixação da pena. Por isso, alertamos que nem tudo o que se pensa de alguma pessoa deve ser dito na Web. Lembrando que, assim como a flecha lançada e a palavra pronunciada, no mundo virtual, a ofensa publicada também não volta atrás.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também