Curso para aprender a fazer sabão com óleo usado de graça na Serra | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de outubro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 31 de julho de 2018 às 13:45

Curso para aprender a fazer sabão com óleo usado de graça na Serra

Por Gabriel Almeida
[email protected]

Dório e sua esposa Margarida fabricam sabão caseiro há cerca de quatro anos. Foto: Arquivo TN / Gabriel Almeida

Sabe aquele óleo de cozinha velho que você não sabe onde descartar? Uma boa forma de reaproveitamento é usar o produto para transformá-lo em sabão caseiro. Além de ajudar o meio ambiente, já que o produto não será descartado de forma incorreta, o produtor ainda poderá ganhar uma renda extra.

E nesse mês, a Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) vai dar uma oportunidade para quem quiser aprender a fabricar o sabão sustentável. Os moradores dos bairros Manoel Plaza, Maringá e Solar de Anchieta vão poder aprender a produzir o eco sabão, com o reaproveitamento de óleo usado.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, a primeira oficina será realizada nesta quinta-feira (02) em Manoel Plaza, a partir das 19h30, no Centro Comunitário do bairro. Já na próxima quarta-feira (08) o curso será em Maringá, às 14h, também no Centro Comunitário. Por último, a oficina chega ao bairro Solar de Anchieta e será na quinta-feira (23) às 19h, no Bar do Betinho. Ao todo, cerca de 75 moradores vão participar do curso de produção do sabão ecológico.

Qualquer morador das comunidades onde há o projeto pode participar, basta se inscrever na associação de moradores do bairro. Os moradores que participarem das oficinas poderão reutilizar o óleo de cozinha coletado na própria comunidade.

É o caso da moradora de José de Anchieta II, Margarida Francisca, que faz sabão caseiro há cerca de quatro anos. De acordo com Margarida, a fabricação do sabão que é toda feita na varanda de sua casa conta com a ajuda do seu esposo que é deficiente visual. “Eu sempre quis garantir uma renda para minha casa, pois não posso trabalhar devido ao meu problema de varizes. Pensando nisso meu esposo me deu a idéia de fabricar sabão e vender”, conta.

Margarida ainda disse que além do óleo que é reutilizado, eles usam como forma caixas de leite usadas para fabricação das barras de sabão. “Meu esposo que meche o sabão até ele ficar no ponto e no final eu coloco nas formas”, detalha. A dona-de-casa disse que também aceita pedidos ou encomendas por telefone. Quem tiver interesse pode ligar para 27 99920-7236.




O que você acha ?

Você já brigou com amigos e familiares por conta de política?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por