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Conta de luz | Bandeira tarifária permanecerá verde até dezembro

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A medida anunciada tem o objetivo de aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19. Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro de 2020. A medida anunciada tem o objetivo de aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19. Com objetivo de orientar e reforçar a conscientização sobre o uso eficiente e racional da energia elétrica, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, ressalta orientações para evitar o desperdício de energia dentro de casa.

Por conta da pandemia de Coronavírus, várias empresas, entre elas a EDP, adotaram o home office como medida de prevenção, para minimizar aglomeração de pessoas nos ambientes físicos. Além disso, com as escolas fechadas, crianças e adolescentes estão mais tempo em casa, e, para o bem-estar de toda a família, é comum haver o aumento do uso de equipamentos eletroeletrônicos.

Neste cenário, por mais difícil que seja, torna-se ainda mais importante ficar atento ao uso adequado de cada aparelho, evitando desperdício de energia e, consequentemente, o aumento na conta de luz. “Além de as famílias estarem passando mais tempo em casa, por trabalharem em home office ou devido ao isolamento social, estamos passando por dias de baixa temperatura. Sabemos que nos dias mais frios as pessoas mudam os hábitos de consumo e, principalmente, aumentam o tempo do banho e a temperatura do chuveiro, o que pode refletir no consumo total da casa”, explica o gestor executivo de relacionamento da EDP, Evandro Scopel.

O gestor da EDP explica ainda que o sistema de bandeiras tarifárias, criado pela ANEEL, funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na conta. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

Pensando nisso, a EDP reuniu 10 dicas para auxiliar na utilização eficiente da energia durante a quarentena, confira:

1) Iluminação: Aproveite ao máximo a luz natural do dia e lembre-se de sempre apagar as lâmpadas que não estiver utilizando. Se possível, substitua as lâmpadas incandescente e fluorescentes compactas antigas por lâmpadas de LED, que duram mais e gastam menos energia.

2) Chuveiro: Com a chegada das baixas temperatura, geralmente os banhos se tornam mais longos e mais quentes, gastando mais água e energia. Para evitar este tipo de situação, programe o banho da família para o período mais quente do dia, e, se possível, use o chuveiro na posição “verão”, já que a economia do equipamento nesta configuração pode chegar a 30%. Vale lembrar que o tempo ideal para um banho sem desperdício é de 5 a 8 minutos. Além disso, não é indicado reaproveitar uma resistência queimada, pois pode acarretar elevação no consumo elétrico, além de risco à segurança.

3) Geladeira: Este equipamento corresponde, em média, a 30% do consumo total de uma residência. Mesmo estando em casa, procure não abrir a geladeira com frequência. Antes de puxar a porta, pense no que precisa retirar, ou seja, diminua o tempo que a porta ficará aberta. Aproveite a chegada do frio para verificar se o termostato da geladeira está na temperatura adequada.

4) Máquina de lavar e ferro de passar roupa: Junte o máximo de roupas, otimizando o uso da máquina de lavar em sua capacidade máxima. O mesmo vale para o ferro de passar roupas. O ideal é utilizar uma ou duas vezes por semana estes equipamentos.

5) Aquecedor/ar condicionado: Se necessário, utilize o equipamento somente em ambientes fechados, com janelas e portas bem vedadas. Mantenha sempre limpo o filtro de passagem do ar para que não haja necessidade de esforço extra do aparelho, o que consome mais energia.

6) Eletrônicos: Ao terminar o trabalho no computador, desligue o equipamento eletrônico, inclusive tirando-o da tomada, pois a função stand by também consome energia. Para evitar o desperdício, programe a proteção de descanso de tela quando o equipamento não estiver em uso. Quanto à televisão, não durma com o aparelho ligado e, se for o caso, coloque a programação Sleep.

7) Celular: Quando o aparelho não estiver em carregamento, retire-o da tomada. Faça o mesmo com o carregador. A energia gasta é pequena, porém ganha outra dimensão quando se soma ao gasto de energia de todos os demais aparelhos. Por questão de segurança, não utilize o celular enquanto o aparelho é carregado na tomada.

8) Benjamim: Evite ligar mais de um equipamento na mesma tomada, usando benjamins ou “T”, pois tal procedimento, além do aumento do consumo, aumenta a chance de curto-circuito. Em caso de necessidade, utilize o filtro de linha com fusível, evitando aquecimento da fiação e desperdício de energia.

9) Na hora de comprar: Ao comprar um novo equipamento, verifique sua classificação no selo Procel, que indica o grau de eficiência energética e economia do produto. Nesse selo, é possível conferir a eficiência de diversos aparelhos em uma escala que vai de E — menos eficiente — até A — mais eficiente. Tenha cuidado ao ligar na tomada correta (10 ou 20 Amperes) e se o circuito elétrico comporta o equipamento.

10) Cuidado com as instalações: As instalações elétricas internas das residências devem sempre estar em bom estado e com as cargas energéticas instaladas de forma equilibrada, evitando possíveis fugas de corrente e acréscimo de consumo.

No site www.edp.com.br/coronavirus é possível encontrar mais dicas de economia de energia, além de informações de serviços e ações da EDP no combate à Covid-19.

Sem sair de casa

A internet também contribui para que os serviços e solicitações sejam feitos com mais comodidade e segurança, sem sair de casa. Por isso, a EDP reforça a possibilidade de o cliente cadastrar sua conta de energia em débito automático e de receber a fatura por e-mail. Todos os serviços podem ser solicitados pelo EDP Online, www.edponline.com.br, permitindo que todos os clientes possam ficar em casa e evitar risco de contagio pelo Covid-19. Além deste canal, também há o aplicativo EDP Online, disponível em todas as plataformas de smartphones.

A EDP informa ainda que, para locais fechados onde não haja acesso do leiturista ao medidor de energia elétrica, disponibiliza aos clientes, seja via www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online ou 0800 721 0707, a possiblidade informar a autoleitura do consumo de energia.

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