Conheça as redes para não misturar água de chuva e esgoto

Compartilhe:
Informe Publicitário

Com a proximidade do verão, a temperaturas sobe e a possibilidade de pancadas de chuva aumenta muito. Portanto, principalmente neste período, a má utilização da rede de drenagem e da rede coletora de esgoto – devido a interligações erradas e clandestinas – pode gerar sérios problemas para a população. Para evitar transtornos, a parceria público-privada Cesan e Serra Ambiental mostra a diferença entre as redes.

É importante que as pessoas compreendam: são duas redes diferentes, sem conexão entre elas. Lançar água de chuva na rede de esgoto, por exemplo, pode causar extravasamento, ocorrendo o retorno de esgoto nas residências. Tudo porque a tubulação desta rede é menor e não suporta o volume do efluente das casas misturado à água da chuva.Nesse caso, certificar-se que ralos e calhas não estão enviando água de chuva para a rede de esgoto é uma medida simples e importante.

O contrário também pode trazer complicações. Fazer a ligação de esgoto na rede de drenagem afeta o meio ambiente. Quando o esgoto não vai para a sua rede específica, ele não passa pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Ou seja, lança todo o volume no mar, em rios e lagoas sem qualquer tratamento, poluindo esses locais. Além disso, provoca também mau cheiro, proveniente dos bueiros, em locais públicos.

Veja abaixo uma imagem ilustrativa do uso correto das redes:

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também