Informe Publicitário
Com a proximidade do verão, a temperaturas sobe e a possibilidade de pancadas de chuva aumenta muito. Portanto, principalmente neste período, a má utilização da rede de drenagem e da rede coletora de esgoto – devido a interligações erradas e clandestinas – pode gerar sérios problemas para a população. Para evitar transtornos, a parceria público-privada Cesan e Serra Ambiental mostra a diferença entre as redes.
É importante que as pessoas compreendam: são duas redes diferentes, sem conexão entre elas. Lançar água de chuva na rede de esgoto, por exemplo, pode causar extravasamento, ocorrendo o retorno de esgoto nas residências. Tudo porque a tubulação desta rede é menor e não suporta o volume do efluente das casas misturado à água da chuva.Nesse caso, certificar-se que ralos e calhas não estão enviando água de chuva para a rede de esgoto é uma medida simples e importante.
O contrário também pode trazer complicações. Fazer a ligação de esgoto na rede de drenagem afeta o meio ambiente. Quando o esgoto não vai para a sua rede específica, ele não passa pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
Ou seja, lança todo o volume no mar, em rios e lagoas sem qualquer tratamento, poluindo esses locais. Além disso, provoca também mau cheiro, proveniente dos bueiros, em locais públicos.
Leia também
Veja abaixo uma imagem ilustrativa do uso correto das redes: