26 C
Serra
sábado, 14 de dezembro de 2019

Confira onde descartar corretamente plástico, papel e vidro na Serra

Leia também

Sermus anuncia ‘pacote de bondade’ do Executivo

Conteúdo patrocinado Faltando 17 dias para terminar o ano, o presidente do Sindicato dos Servidores da Serra -Sermus, Osvaldino Luiz...

Vanessa da Mata, Jeremias Reis e Natércia Lopes em show gratuito na Praça do Papa

Um dos ícones da MPB, Vanessa da Mata, será a convidada especial do Natal de Encantos 2019 que acontece...

Sábado e domingo com mostra de filmes, auto de Natal e palestra em São Diogo

O Centro Cultural Eliziário, em São Diogo, na Serra, vai promover neste fim de semana uma série de agendas...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Em Laranjeiras são sete pontos de coleta. Foto: Divulvagação
Em Laranjeiras são sete pontos de coleta. Foto: Divulvagação

A Serra possui 96 Locais de Entrega Voluntária (LEV) distribuídos pelo município e três associações de catadores de materiais recicláveis. Se você separa o material reciclado saiba aqui  os endereços dos locais para o descarte final.

O programa utiliza o modelo de entrega voluntária, em que o próprio gerador se desloca até um local e deposita o lixo seco. As associações de catadores do município realizam a triagem dos materiais. A média mensal de materiais enviados para as associações é de cerca de 14 toneladas.

O Projeto ReciclaSerra – Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Recicláveis do Município está distribuído em 69 escolas e 27 logradouros públicos dos bairros: Centro, Caçaroca, Santo Antonio, Maria Niobe, São Lourenço, Jacaraípe, Morada de Laranjeiras, Valparaiso e Parque Residencial Laranjeiras.

Associações
Atualmente o município conta com três associações de catadores de materiais recicláveis.

A Recuperlixo está localizada em Jardim Tropical e a Abrasol fica em Planalto Serrano (Bloco B). Em maio, foi inaugurada mais uma associação: a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vila Nova de Colares (Amarvila).

A Amarvila funciona dentro do espaço físico do Projeto Catador (Procat), que tem três galpões e um centro de referência de resíduos sólidos. No local funciona também o Centro de Educação Sanitária e Ambiental que contém auditório para palestras e sala de oficinas.

Confira os materiais que podem ser descartados:

Plástico
O que pode ser descartado: garrafas PET, tubos e canos, brinquedos, sacolas, copos e pratos descartáveis. Devem ser limpos, sem rótulos ou etiquetas.

O que não pode ser descartado: fraldas descartáveis, adesivos, cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas.

Papel
O que pode ser descartado: jornais, revistas, caixas em geral, envelopes, cartazes, sacos de papel, embalagem longa vida (tetra pak), caixas de ovos, livros. O papel pode ser inteiro ou rasgado, não pode ser amassado.

O que não pode ser descartado: papel engordurado, plastificado, metalizado ou laminado, papel toalha, higiênico ou guardanapos usados, fita crepe, tocos de cigarro.

Metal
O que pode ser descartado: embalagem de marmitex (alumínio), aço inox, papel alumínio, correntes, fios, panelas sem cabo, talheres, latas de alumínio, latas de óleo e de leite em pó. As embalagens devem estar limpas.

O que não pode ser descartado: esponjas de aço, latas de spray, latas de inseticida e de tinta.

Vidro
O que pode ser descartado: todo tipo de garrafa, vidros coloridos, vidros de conserva, copos.

O que não pode ser descartado: lâmpadas, espelhos, vidros de janela, vidros pyrex, cristal, óculos, ampolas de remédios, cerâmicas e porcelanas. Materiais quebrados devem ser embalados em papel.

 

Comentários

Mais notícias

Vanessa da Mata, Jeremias Reis e Natércia Lopes em show gratuito na Praça do Papa

Um dos ícones da MPB, Vanessa da Mata, será a convidada especial do Natal de Encantos 2019 que acontece neste sábado (14), a partir...

Sábado e domingo com mostra de filmes, auto de Natal e palestra em São Diogo

O Centro Cultural Eliziário, em São Diogo, na Serra, vai promover neste fim de semana uma série de agendas antes de seu recesso que...

Dia Nacional do Forró com show de Trio Lubião de graça no Parque da Cidade

Forrozeiros de todo Brasil comemoram o Dia Nacional do Forró nesta sexta-feira (13). E na Serra, vai ter festa em alusão a data e...

Final de semana será com falta de energia em bairros da Serra

Por conta de uma manutenção programada que será feita pela EDP Espírito Santo, muitos moradores da Serra ficarão sem energia elétrica durante este sábado...

Você também pode ler

Conteúdo patrocinado

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!