Compartilhamento de bicicletas começa em 30 dias na Serra, diz prefeitura | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de Março de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 19 de Fevereiro de 2019 às 11:03

Compartilhamento de bicicletas começa em 30 dias na Serra, diz prefeitura

Por Gabriel Almeida
[email protected]

O compartilhamento de bicicletas é uma das alternativas de transportes que está em crescimento por todo o mundo. Foto: Divulgação

O sistema de compartilhamento de bicicletas que já foi adotado pelos municípios de Vitória e Vila Velha agora será implantado na Serra. Com o projeto que deve entrar em funcionamento até o fim de março, os moradores do município vão poder alugar bikes por meio de um aplicativo de celular e utilizar para lazer ou trabalho.

O contrato com a empresa Serttel, que será responsável pelo Bike Serra, foi assinado no último dia 15 de fevereiro. A empresa é a mesma que administra o estacionamento rotativo em Laranjeiras e na Serra Sede e ganhou a licitação para o novo projeto do município.

Serão disponibilizadas cerca de 200 bicicletas que serão distribuídas em 20 estações. Ainda de acordo com a assessoria, as estações estarão localizadas em pontos estratégicos da cidade que foram escolhidos por estarem conectados com a rede de 57 km de ciclovias espalhadas pelo município.

A região de Jacaraípe, por exemplo, diz a assessoria, vai contar com oito estações onde os moradores poderão fazer a retirada e devolução da bike.Também haverá estações em Valparaíso, Parque Residencial Laranjeiras, Cidade Continental, Morada de Laranjeiras, Novo Horizonte, Colina de Laranjeiras e no Parque da Cidade. O sistema de aluguel vai funcionar de 5h às 23h, mas as bicicletas poderão ser devolvidas até à meia-noite.

Por meio de um aplicativo de celular, os moradores vão poder escolher entre quatro planos de alugueis das bikes. Haverá opções de passe para um dia, uma semana, de um mês e até de um ano. De acordo com a Prefeitura da Serra, o município ainda não definiu qual será o valor de cada plano, mas que a taxa cobrada será compatível com as adotadas por outras cidades da Grande Vitória.

O modelo de bicicletas que foi adotado pela prefeitura para adultos vai ter câmbio manual com três marchas, freios dianteiros e traseiros, retrovisor do lado esquerdo, buzina e chip de rastreamento. Já as infantis serão para crianças de até 10 anos, com altura de até 1,5 metro e rodinhas laterais retráteis. Das 200 bicicletas, 4 serão adaptadas para deficientes físicos.

Para a moradora de Parque Residencial Laranjeiras, Patrícia Couto, o projeto é bem vindo. “Quando soube fiquei animada. Acho muito importante para toda a cidade, já que até outros municípios já tem um sistema de aluguel parecido. Além de lazer isso ajuda o meio ambiente e com toda certeza irei passear com meu filho e meu esposo com as bikes alugadas”, afirma.

Já o morador de Valparaíso, Irineu Rodrigues, disse que as bicicletas serão opção ir ao trabalho. “Vou ter uma estação aqui perto de casa e como trabalho próximo vou alugar uma bicicleta e ir trabalhar com ela. Achei super interessante a iniciativa”, conta.




O que você acha ?

Como você avalia os primeiros meses do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por