27.7 C
Serra
sábado, 28 maio - 2022
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Casagrande pede para Vidigal exigir passaporte da vacina em bares e restaurantes da Serra

Leia também

Campanha de segurança de trânsito alcança 3 mil serranos

Desde o inicio deste mês, o Departamento Operacional de Trânsito (DOT), tendo em vista a campanha de conscientização de...

Polícia prende suspeitos de roubar carro com bebê e criança na frente de creche na Serra

A Policia Civil, por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veiculos, prendeu em flagrante um dos...

Lei torna hediondo crime praticado contra menores de 14 anos

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.344/2022 que cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

Casagrande pede que Serra e outras cidades em risco moderado exijam o passaporte da vacina nos bares e restaurantes. Foto: Divulgação

Registrando um aumento explosivo no número de casos confirmados da Covid-19, a Serra voltou a ser classificada como cidade de risco moderado de transmissão do coronavírus. Por conta disso, o governador Renato Casagrande (PSB) pediu para que o prefeito Sergio Vidigal (PDT) exija que bares e restaurantes utilizem o ‘passaporte vacinal’ para autorizar a entrada de clientes nos estabelecimentos.

A medida visa incentivar a vacinação contra o coronavírus e evitar a expansão da contaminação no município. O pedido do governador foi realizado na última sexta-feira (21) em pronunciamento on-line. O chefe do Executivo estadual afirmou que a exigência de passaporte é uma recomendação a todos os municípios que estejam em risco moderado.

“Vamos discutir nesta semana com entidades da sociedade capixaba, como a área de comércio, entre outras, algumas medidas que podemos tomar para essa nova fase da pandemia que estamos vivendo. Mas desde já, a nossa recomendação é para que os municípios que migrarão para o risco moderado na próxima semana passem a exigir o passaporte da vacina em restaurantes e bares. Hoje, ele é uma exigência em ambientes fechados, como casamentos e shows”, disse.

Além da Serra, Vila Velha, Sooretama, Mantenópolis e Alto Rio Novo também subiram para a classificação amarela. Casagrande ainda disse que a taxa de transmissão está perto de quatro. Informou ainda que o número de mortes por Covid-19 aumentou na Serra.

“Estamos neste momento com o índice de transmissão perto de 4. Então uma pessoa está infectando praticamente quatro outras pessoas; o número de pessoas infectadas é muito grande. Existe uma sensação de que a variante ômicron não é tão perigosa; de fato, pelo número de infectados, o número de quem perde a vida é bem menor. Mas os óbitos estão crescendo; proporcionalmente o crescimento não é grande, mas está crescendo em velocidade menor. Também está aumentando o número de pessoas internadas e existe uma pressão no sistema de saúde”, finalizou Casagrande.

Prefeitura prepara medidas de enfrentamento

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra questionando se o Município irá adotar a exigência do passaporte vacinal nos estabelecimentos recomendados pelo Governo do Estado. Por meio de nota, o Município informou que as medidas são as mesmas orientadas desde o início da pandemia, como o reforço do uso de máscaras, distanciamento do social e da higienização.

Destacou ainda que as Secretarias de Administração e Saúde estão preparando uma portaria  conjunta com as orientações sobre os protocolos a serem seguidos para evitar a disseminação do coronavírus.

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!