Campanha contra transtornos emocionais vai atender três bairros da Serra

Compartilhe:
Médica fazendo atendimento durante o evento “Feira Vida e Saúde”. Foto: Divulgação

As patologias que mais inabilitam pessoas no mundo, hoje, têm origem na mente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão já afeta uma em cada 20 pessoas, e se tornou a maior causa de incapacidade física e mental.

Quase sempre atrelada a ela, está a ansiedade e os seus transtornos derivados, que afetam quase 3% da população mundial. Os índices predominam tanto em países de “primeiro mundo” e entre pessoas de alta renda como em nações em desenvolvimento e populações de baixa renda.

Pensando nesta realidade, em diversos municípios do Estado, voluntários promoverão a “Feira Vida e Saúde”, com diversos serviços gratuitos à população. Será mais de 80 feiras.

Na Serra, no sábado (26), a ação acontecerá em Novo Porto Canoa, a partir das 16h, na  Área aberta, na Avenida Domingos José Martins, em frente à padaria Lima. Serão ofertados orientação nutricional, orientações sobre higiene bucal, testes de glicose e aferição de pressão arterial, e atividades para as crianças como pula pula, algodão doce e pipoca.

No mesmo dia, só que a partir das 14h, tem atividade também em Costa Bela, na Praça central do bairro. Serão oferecidas orientações básicas de saúde em temáticas como luz solar, ar, nutrição, água, temperança, exercício físico e descanso. Cálculo da idade biológica, aferição de pressão e glicose, atendimento jurídico, corte de cabelo, doação de roupas. Atendimentos básicos com médico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.

Já em Feu Rosa, a ação será realizada no domingo (27), a partir das 8h30, na Praça do bairro. Haverá atendimento com médicos, profissionais de saúde e alunos de enfermagem da faculdade Doctum que estarão fazendo atendimentos básicos, aferição de pressão e glicemia, atendimento psicológico, teste de aptidão física, entre outros. Também haverá corte de cabelo, espaço kids e atendimento social.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também