Baixaria nas redes sociais

Compartilhe:

Chega a ser constrangedor o show de baixaria protagonizado por certos usuários das redes sociais. No Facebook então, é onde pegam mais pesado, principalmente se o alvo do ataque é figura pública ou político detentor de mandato eletivo. Na cidade da Serra o “espetáculo” é completo.

Pessoas destilando ódio e mau humor acima da média têm agido como se estivessem numa guerra, transformando a tecla Enter numa metralhadora giratória. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas antes aliadas do alvo atacado e que agora se sentem desprestigiadas. Batem sem dó nem piedade.

“Defeitos” não detectados por anos ou décadas são expostos descaradamente. São detentores da verdade e ávidos por vingança. Acometidos por uma cegueira virtual, nem o pífio número de curtidas ou compartilhamentos de suas sandices os fazem cair na real.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Para esses facebuqueiros a internet é uma terra sem lei onde se permite criar factóides e agredir a quem quer que seja e ficar impune. SQN!#SoQueNão. O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem garante liberdade de opinião e de expressão, mas essa liberdade não é absoluta e não deverá ser usada para incitar a violência e nem ofender a honra alheia.

Quem transgredir corre o risco – segundo a Lei 12.732/2012 – de pegar de três meses a ano de prisão. Ou seja, um passo em falso na rede pode levar o internauta a um local onde a navegação é um pouco mais difícil: a grade de uma prisão. É claro que as agressões não se restringem ao campo político: brigas entre vizinhos e pessoas comuns ganham contornos de novela mexicana. Mas aí já é outra história. Como falo no samba de 2011 do bloco As Moças de Serra Dourada: “Twitter, Facebook e alegria/Sabendo usar não vai faltar…”.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também