26.5 C
Serra
domingo, 19 de janeiro de 2020

Atividades em unidades de saúde para comemorar o Dia Internacional da Mulher

Leia também

Novo surto de dengue | Confira a ‘Charge do TN’ desta semana

Um aviso emitido pelo Ministério da Saúde deixou diversos municípios capixabas em alerta, inclusive a Serra. Isso porque 11...

Poesia e música no Centro Cultural, em São Diogo, neste sábado

Neste sábado (18), às 18 horas, acontece a primeira edição do Sarau do Beco do Centro Cultural Eliziário Rangel,...

Prazer, sou doutor – Confira ‘O Nó da Gravata’ desta sexta

A coluna 'O Nó da Gravata' é escrita pela repórter de política, Maria Nascimento. Os textos são publicados...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Em Laranjeiras terá distribuição de materiais informativos sobre o trabalho preventivo da Secretaria da Mulher da Serra. Foto: Pixabay

Para conscientizar sobre a importância de acabar de uma vez por todas com a violência contra a mulher, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom) vai realizar uma ação no trânsito nesta sexta-feira, 8 de março, data em que é comemorado internacionalmente o Dia da Mulher.

Com o tema “Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, a ação terá início às 8h. As servidoras vão distribuir materiais informativos sobre o trabalho preventivo da Seppom, na Avenida Central de Laranjeiras, no cruzamento com a Norte Sul, próximo à Dacasa Financeira.

Haverá ainda palestras e homenagens em unidades de saúde da Serra. Na programação, além de atividades físicas, haverá ainda kits de higiene bucal, avaliação da mama, preventivos, testes rápidos e oficina de auto-cuidados.

A Unidade de Saúde de Manguinhos vai dar início às comemorações com uma aula de ginástica do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), às 8h. Logo após, haverá palestra com um enfermeiro. Haverá consulta de saúde da mulher, com avaliação da mama, e encaminhamento para mamografia e exame endovaginal.

Já a Unidade de Saúde de Pitanga vai promover um café da manhã em homenagem as pacientes, a partir das 9 horas. A programação conta ainda com outras atividades, entre elas: orientação sobre métodos contraceptivos; testes rápidos de HIV e sífilis; preventivos; mediação de glicose e aferição de pressão; e entrega de kits de higiene bucal.

Ainda no Dia da Mulher, um café da manhã comunitário e entrega de rosas para as mulheres marcam a homenagem da Unidade de Jardim Tropical, a partir das 07 horas.

Na próxima terça-feira (12), a partir das 9 horas, a Unidade de Boa Vista promove uma palestra e bate-papo entre as usuárias e representantes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom). Também será promovida uma oficina de cuidados básicos, com muitas dicas para as mulheres. Serão entregues Cartilhas sobre a Lei Maria da Penha.

No dia 19 de março é a vez da Unidade Regional de Jacaraípe homenagear as mulheres. O evento é uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e tem início às 13 horas. A programação conta com exibição de vídeos e orientação sobre a saúde da mulher e cuidados com a beleza.

A Serra é o único município do Estado que conta com uma Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom).  As mulheres que denunciam casos de violência na delegacia são orientadas a procurar os serviços da Seppom. No local, elas são acolhidas, recebem orientação, atendimento psicossocial e jurídico. Além disso, a Seppom faz mediação de conflitos, atendimento em grupos, visitas domiciliares, acompanhamento social, e encaminha ao abrigo as mulheres que estão em situação de risco de morte.

Muitas mulheres que sofrem algum tipo de violência têm medo de denunciar os agressores e não prestam queixa. Os motivos são vários: não têm para onde ir, são dependentes financeiramente do agressor, têm medo da exposição e do julgamento, entre outros fatores.  Na Seppom, elas conseguem ajuda, não julgamento. Não precisa ter feito a denúncia na delegacia para receber os serviços. A secretaria conta com psicólogas e assistentes sociais para acompanhar os casos. As informações são da Prefeitura da Serra.

 

Comentários

Mais notícias

Poesia e música no Centro Cultural, em São Diogo, neste sábado

Neste sábado (18), às 18 horas, acontece a primeira edição do Sarau do Beco do Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo. O evento...

Prazer, sou doutor – Confira ‘O Nó da Gravata’ desta sexta

A coluna 'O Nó da Gravata' é escrita pela repórter de política, Maria Nascimento. Os textos são publicados todas as sextas-feiras na edição...

Acabou o tempo de Audifax | Leia o editorial do Tempo Novo

Por Yuri Scardini  Está marcado para logo após o Carnaval (final de fevereiro) a revelação do prefeito Audifax Barcelos (Rede) sobre o escolhido para defender...

Apocalipse das águas | Leia o editorial do Tempo Novo

Por Bruno Lyra Estudo do pesquisador Ângelo Fraga Bernardino, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), confirmou a contaminação crônica por...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!