Artesãs da Serra investem em redes sociais para alavancar negócios

Compartilhe:
Márcia Regina, de Serra Dourada, expõe e vende seus produtos, que vão desde bonecas de pano a toquinhas pet 100% pela internet. Foto: Fábio Barcelos
Márcia Regina, de Serra Dourada, expõe e vende seus produtos, que vão desde bonecas de pano a toquinhas pet 100% pela internet. Foto: Fábio Barcelos

Ana Paula Bonelli

Nos dias de hoje as redes sociais são ferramentas muito utilizadas pelos capixabas e também pelos serranos. Mas não é só para brincadeira e lazer, muitos artesãos da Serra tem feito destes meios um aliado para expor e comercializar seus produtos, levando assim suas produções inclusive para fora do Estado.

Uma delas é Tânia Pretti Gomes, moradora de Jacaraípe, que utiliza tanto o Facebook quanto o WhatsApp para alavancar seu trabalho. A artesã faz crochê e produz colares, brincos, cintos, peso de porta e blusas em crochê grampo. “Na minha página Mimos da Vovó eu exponho meus produtos, mas utilizo muito mais o zap para trocar informações e encomendas. Como participo de feiras e eventos o zap tem sido meu aliado”, destaca.

De Serra Dourada I, Márcia Regina Martins investe em objetos de tecido e está sempre de olhos abertos para o mercado. A artista expõe e faz suas vendas 100% pelas redes sociais. “Tenho meu Facebook onde posto as novidades, como agora na Páscoa que é a guirlanda feita de tecido e cenouras e coelhos. Ali mesmo aparecem os interessados e já anoto as encomendas. Também uso o WhatsApp para movimentar o negócio”. Márcia investe no mercado pet como caminhas de cachorro, tocas, além de almofadas de bichinhos, bonecas e redes para gatos. Ela também faz bonecas e até travesseiros.

Do bairro São Francisco, em Jacaraípe, Agda Mattos, apaixonada por bonecas desde pequena faz o que gosta. Produz bonecas de pano e já vendeu pela internet, inclusive para Goiânia. “Tenho meu Face e também uso o zap. Foi assim que um pessoal de um grupo de teatro goianense chegou até meu trabalho. Para eles fiz um sapo de pano que foi utilizado em peças solidárias. Mas também produzo bonecas de todos os tamanhos e motivos. A imaginação do cliente é que manda”, destaca.

A artesã Maria Helena Rocha, de Manoel Plaza, confecciona artesanato em tecido: jogo americano, porta talher, pano de prato, puxa saco e almofadas personalizadas, inclusive com paisagens da Serra e do Espírito Santo. “O Face e o Whats fazem parte do meu dia a dia. Promovo, divulgo e vendo pelas redes sociais. Também exponho em Jacaraípe, no espaço da Associação dos Artesãos do Município da Serra (Asas)”, afirma.

 Serviço

Bonecas de Pano

Agda Mattos

Whats: 27 99777-6658

https://www.facebook.com/Bonequinhas-de-Pano-1687875411480059/

 Artesanato em tecido

Maria Helena Rocha

Whats: 27 99269-6466

https://www.facebook.com/associacaoasas/?fref=ts

Guirlandas, bonecas e artigos pet

Marcia Regina Martins

Whats: 27 98834-4735

https://www.facebook.com/marciaregina.martins.528?fref=ts

 Colares, blusas em crochê

Tânia Pretti Gomes

Whats: 27 99808-0766​

https://www.facebook.com/tania.prettigomes?fref=ts

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também