Área verde vira lixão em Barcelona

0
A área virou local de descarte de todo tipo de lixo, desde restos de construções civil a móveis e até poda de árvores
A área virou local de descarte de todo tipo de lixo, desde restos de construções civil a móveis e até poda de árvores. Foto: Divulgação / leitor 

Por Conceição Nascimento 

Moradores de Barcelona reclamam de um lixão na Avenida Região Sul, uma das principais vias do bairro. O ponto viciado de descarte está há vários anos incomodando os moradores. E não adianta a prefeitura realizar a limpeza. Dias depois, o lixo está de volta ao local.

“É uma situação desagradável e descabida, principalmente para moradores que têm consciência ambiental e entendem a importância do cinturão verde. Ali estão sendo descartados sofás, pneus, madeira, roupas e sucata”, disse Renato Ribeiro por meio de uma rede social.

Segundo Renato, mesmo após a limpeza feita pela prefeitura da Serra, os moradores voltam a descartar lixo de forma inadequada.

Outro morador, Emerson Pereira, sugere que a prefeitura intensifique a fiscalização e aponte um local adequado para o transbordo. “O descarte inadequado de lixo já está se deslocando para outras ruas. É muito desagradável ter um ponto viciado de lixo na porta da sua casa”, disse o morador.

O presidente da associação de moradores de Barcelona, João Carlos Pereira, informou que o ponto viciado de lixo fica nas proximidades de uma Área de Preservação Ambiental (Apa). “Nossa proposta é implantar uma horta comunitária e assim retirar o ponto viciado de lixo na região. Para isso, já realizamos uma reunião com representantes da prefeitura”, disse.

A assessoria de imprensa da prefeitura disse que há 10 dias a equipe da Secretaria de Serviços realizou limpeza no local. E deve fazer novo recolhimento dos resíduos ainda neste mês de abril.

Segundo a assessoria a Serra possuía 728 pontos viciados de descarte de lixo e entulho. Nos dois últimos anos esse número teria sido reduzido em 5%, mas as áreas continuam sendo monitoradas para impedir reincidência. Em 2014 foram notificados 2.633 proprietários para que mantenham seus terrenos cercados e limpos, sendo 1.476 donos de terrenos multados.

 

 

Comentários
Maria Nascimento é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.