Após articulação de deputado, Laranjeiras ganhará Cia de Polícia 24h

A partir do desmembramento da 3ª Companhia, em Barcelona, Laranjeiras e região passarão a contar com o reforço da Polícia Militar, por meio da 2ª
Compartilhe:
Jamir Malini vem articulando a retomada das obras da escola Aristóbulo Barbosa Leão, que começaram em 2012 e desde maio de 2014 estão paralisadas. Foto: Divulgação Ales/Tonico
O deputado estadual Jamir Malini vem articulando o desmembramento da 3ª Companhia, passando a reforçar a segurança em Laranjeiras e região. Foto: Divulgação Ales/Tonico

Por Conceição Nascimento e Yuri Scardini:

Com o aumento de crimes contra o patrimônio, em parte devido à crise econômica que atingiu o país, o bairro de Parque Residencial Laranjeiras, principal polo comercial da Serra, vai ganhar uma Companhia de Polícia Militar que funcionará 24h. Trata-se da 2ª Companhia. A unidade deve ficar ao lado do Centro Comunitário do bairro. A articulação política envolveu o deputado estadual Jamir Malini (PP).

Localizada em Barcelona, a 3ª Companhia, atualmente atende Laranjeiras e mais 30 bairros. Será esta Cia a ser desmembrada. O estudo para viabilizar as mudanças levará dez dias para ser concluído.

O desmembramento é fruto de uma movimentação do deputado Jamir Malini (PP). Esta semana ele se reuniu com o comando da Polícia Militar. “A 3ª Companhia tem que tomar conta de 120 mil pessoas. Com a mudança a intenção é que dê assistência mais rápida à região de Laranjeiras e adjacências e iniba crimes contra o patrimônio, que está em alta. Esta é uma reivindicação nossa, juntamente com a presidente do bairro, Deborah Alves”, explicou Jamir.

Segundo o comandante do 6º Batalhão da PM, tenente coronel Roberto Mauro, a mudança vai redirecionar o policiamento de Laranjeiras e mais oito bairros. “A região a ser atendida pela nova Companhia tem característica de área residencial, porém muito comercial também, e uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, além da população flutuante de mais 50 mil e o terminal rodoviário, com 100 mil passageiros por dia. Sobre o efetivo deslocado, ainda não temos precisão, será uma relação proporcional entre o número de habitantes e número de ocorrências, a 3º Cia conta hoje com cerca de 140 policiais”, disse.

Com mudança a 3ª Companhia irá atender uma região com perfil residencial, uma área industrial (Civit I) e uma área comercial pequena. “Tem outro perfil, com população considerável, em torno de 60 mil habitantes. O efetivo vai ficar proporcionalmente distribuído; A nova Cia terá viaturas próprias, mas vamos dar prioridade ao policiamento de motos e bikes. Vai diminuir a sobrecarga”. Avalia.

Confira os bairros que serão atendidos pela 2ª Companhia:

Camará
Chácara Parreiral
Civit II
Colina de Laranjeiras
Guaraciaba
Morada de Laranjeiras
Parque Residencial Laranjeiras
Santa Luzia
Valparaíso

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também