Apoio jurídico gratuito para quem comprou imóveis irregulares

Compartilhe:
Os interessados podem registrar queixa no site do Crea que irá verificar as reclamações. Foto: Arquivo TN
Os interessados podem registrar queixa no site do Crea que irá verificar as reclamações. Foto: Arquivo TN
Os interessados podem registrar queixa no site do Crea que irá verificar as reclamações. Foto: Arquivo TN

Comprou um imóvel e ele está com problemas? O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES) tem assessoria jurídica de graça, através do Serviço de Apoio aos Direitos do Consumidor (Sead).

Os interessados podem registrar queixa no site do Crea, que vai verificar as reclamações que envolvam falhas em obras/serviços de engenharia quando há relação de consumo diretamente entre o fornecedor, profissional ou empresa, e o comprador do produto.

Para isso, basta preencher o formulário de reclamação disponível no site do Crea-ES e protocolar a denúncia na Unidade de Atendimento do Conselho.

Após análise, a Procuradoria Jurídica da instituição encaminhará à construtora ou ao profissional uma notificação da reclamação solicitando esclarecimentos. Em seguida, com auxílio da consultoria técnica do Crea-ES é elaborado um relatório circunstanciado do fato e a Procuradoria Jurídica, por meio de audiência, irá buscar a conciliação das partes envolvidas. Em caso de não entendimento, a denúncia é encaminhada diretamente ao Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES).

O serviço é para auxiliar os consumidores que adquiriram imóveis com problemas estruturais, como paredes tortas, falhas de impermeabilização, infiltrações, pisos e azulejos mal instalados, fissuras e não cumprimento do contrato, entre outras irregularidades.

O Sead é uma iniciativa do Crea-ES, que acontece graças a um convênio firmado com a Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio do Procon-ES. Em 2015, até o momento, 12 processos foram atendidos.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também