
“Voar voar, subir subir, ir por onde for…”. Tal qual os versos da música “Sonho de Ícaro”, do cantor Byafra, Ryan Vitorino de Jesus, aluno da EEEFM Professor João Antunes das Dores, da Serra, em breve irá alçar voos altos rumo a América do Norte após ser um dos selecionados no Programa de Intercâmbio da Sedu, que garante 3 meses de estudo no Canadá ou Estados Unidos para estudantes do curso de idioma em inglês. Para quem realiza o curso de idiomas de espanhol, o destino da viagem é o Chile.
+ Com promoção de cerveja e há 6 jogos sem perder, Serra F.C joga pela liderança da Copa ES
“Sempre tive o sonho de viajar ao redor do mundo e o estudo me permitiu dar o primeiro passo dessa realização, minhas expectativas são as melhores, vou ficar hospedado com uma host family e realizar um curso intensivo de inglês. Todos da minha família vibraram comigo, alguns até choraram. Já sei para qual país eu vou, mas ainda não podem divulgar”, disse Ryan, de 19 anos.
Além de Ryan, outros 149 alunos de todo o ES foram selecionados no Programa de Intercâmbio da Sedu, que ocorre desde 2010 e contempla estudantes da rede pública de educação matriculados nos Centros Estaduais de Idiomas – CEIs. Os estudantes selecionados passaram por três etapas: entrega de documentos, análise de rendimentos e frequência e Entrevista oral on-line realizada por técnicos da gerência de ensino médio da SEDU.
Ao fim da avaliação, Ryan acumulou 116, pontuação que conseguiu colocar o garoto entre os aprovados do intercâmbio. Durante os 3 meses o transporte, alimentação, plano de saúde e moradia serão custeados pelo governo.
A professora Marlane Silva Sperandio acompanhou de perto o processo de Ryan rumo a aprovação no intercâmbio, e relatou que ficou orgulhosa e feliz quando soube do resultado.
“Quando vi o resultado junto do Ryan fiquei imensamente feliz. Tão feliz que corri pra anunciar aos colegas a conquista do nosso aluno. É muito gratificante acompanhar a realização de um sonho do Ryan. Ele é muito dedicado em tudo o que faz. É merecedor dessa e de muitas outras conquistas que virão”, disse Marlane, que dá aula na EEEFM Professor João Antunes das Dores, localizada em Planalto Serrano.