Youtube, Netflix e até Google Maps para alavancar ensino na Serra | Portal Tempo Novo

Serra, 11 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 13 de novembro de 2018 às 10:07

Youtube, Netflix e até Google Maps para alavancar ensino na Serra


Pela smart TV, o professor acessa a internet e quaisquer conteúdos, filmes e documentários. Foto: Divulgação /PMS

A tecnologia está fazendo parte do dia a dia dos professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Centro da Serra. Com a implantação de uma rede wi-fi na unidade de ensino, ferramentas como Youtube, Netflix e até Google Maps são usadas pela equipe pedagógica nas salas de aulas.

Pela smart TV, o professor acessa a internet e quaisquer conteúdos, filmes e documentários. Com isso, os profissionais conseguem chamar a atenção do aluno para o conteúdo que está sendo ensinado, aumentando o interesse do estudante pelo assunto aplicado.

O diretor da Emef Centro da Serra, Luciano Rodrigues, apoia o projeto e disse que acredita que o estimulo visual seja muito importante.  “O professor acessa a internet e quaisquer conteúdos, filmes e documentários. Acredito que o estímulo visual é muito importante para ajudar na compreensão do conteúdo, seja de matemática, português ou ciências”, afirma.

A professora Clari Miranda Teodoro conta que os recursos são usados em todas as disciplinas, porém, de forma consciente. “Gosto de passar vídeos de fábulas para que eles memorizem a história e depois reproduzam mudando o final; também mostro vídeos sobre o sistema solar, para tornar o conteúdo mais próximo deles. Consigo aplicar vídeos, músicas e filmes em todas as disciplinas, mas, sempre de forma equilibrada”, afirma.

E não são somente os professores que gostaram da implantação da tecnologia nas escolas. Para a aluna do 2º ano Hellen Alves Pereira, de 7 anos, ter internet durante as aulas é positivo. “É muito legal quando a professora mostra o vídeo no Youtube e temos que produzir um texto sobre o que a gente viu. Ajuda bastante”, disse.

Todas as escolas e creches do município serão beneficiadas

O projeto de implantar a tecnologia dentro das escolas faz parte do programa Educação Conectada, cujas verbas federais contribuem para a compra de equipamentos tecnológicos e até contratação de rede de internet para as unidades de ensino.  De acordo com a Prefeitura da Serra, o programa é uma parceria da Sedu com o Ministério da Educação (MEC), e todas as 138 unidades municipais de ensino vão receber recursos financeiros para adquirir equipamentos de conectividade, contratar serviços de infraestrutura de rede e contratar internet de alta velocidade.

No município, na primeira fase do programa, todas as 67 Emef’s e 6CMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil) receberam os recursos. Nesta segunda fase, os demais 65 Cmeis estão em processo de adesão.A previsão é que as escolas da primeira fase até o primeiro semestre de 2019 já tenham implantado toda a infraestrutura necessária para proporcionar conectividade nas salas de aula e os demais CMEI’s terminem a implantação até o fim do ano que vem.




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por