O Espírito Santo está sob alerta para temporais, chuva intensa e ventos fortes neste domingo (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três avisos meteorológicos para o Estado, incluindo um alerta laranja, que indica situação de perigo, para 38 municípios capixabas.
Os comunicados são válidos até as 23h59 deste domingo e incluem dois avisos de tempestade, um amarelo e outro laranja, além de um alerta para ventos costeiros em cidades do litoral.
Nas localidades sob alerta laranja, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros ao longo do dia. As rajadas de vento podem atingir 100 km/h. Também existe possibilidade de queda de granizo e alagamentos.
O aviso abrange municípios das regiões Norte, Noroeste, Serrana e Caparaó. A orientação é redobrar a atenção, principalmente em áreas sujeitas a alagamentos e durante períodos de chuva mais intensa.
Leia também
Veja as cidades do ES sob alerta laranja de tempestade
Ao todo, 38 municípios estão na área de maior risco indicado pelo Inmet:
- Afonso Cláudio
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Alto Rio Novo
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Brejetuba
- Colatina
- Conceição do Castelo
- Domingos Martins
- Ecoporanga
- Fundão
- Governador Lindenberg
- Ibatiba
- Ibiraçu
- Ibitirama
- Irupi
- Itaguaçu
- Itarana
- Iúna
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marilândia
- Muniz Freire
- Nova Venécia
- Pancas
- Rio Bananal
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São Roque do Canaã
- Venda Nova do Imigrante
- Vila Pavão
- Vila Valério
Litoral do ES também tem alerta para ventos fortes
Quem mora ou pretende circular pelo litoral capixaba também precisa ficar atento. O Inmet emitiu um alerta laranja para ventos costeiros em 19 municípios.
O aviso aponta risco de intensificação dos ventos na faixa litorânea, com possibilidade de movimentação de dunas de areia sobre construções próximas à orla. As rajadas podem chegar a 60 km/h.
Veja as cidades incluídas no comunicado:
- Anchieta
- Aracruz
- Cariacica
- Conceição da Barra
- Fundão
- Guarapari
- Iconha
- Itapemirim
- Jaguaré
- Linhares
- Marataízes
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- São Mateus
- Serra
- Viana
- Vila Velha
- Vitória
Alerta amarelo vale para todos os municípios capixabas
O terceiro aviso é de perigo potencial para tempestades e abrange os 78 municípios do Espírito Santo.
Nessas áreas, a previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar 50 milímetros no acumulado do dia. Os ventos podem variar de 40 a 60 km/h, com possibilidade de granizo.
A mudança no tempo ocorre após a passagem de uma frente fria pelo Sudeste. No sábado (7), temporais atingiram áreas do Rio de Janeiro e de São Paulo. A instabilidade avançou em direção ao Espírito Santo durante a madrugada deste domingo, trazendo chuva e ventos fortes.
A Defesa Civil Estadual também chama atenção para a possibilidade de chuva em todas as regiões capixabas. Os maiores volumes são esperados no Sul e na metade oeste do Estado, onde o acumulado pode chegar a 70 milímetros.
Temperatura pode cair no Espírito Santo
A chegada da frente fria também deve mudar o cenário de calor dos últimos dias. O Inmet emitiu um alerta amarelo para declínio de temperatura em todos os municípios capixabas, válido na segunda-feira (9).
Na quinta-feira (5), antes da mudança no tempo, Alegre registrou 38,3°C e Marilândia chegou a 38,2°C.
A previsão é de que terça-feira (10) seja o dia mais frio da próxima semana. Na Grande Vitória, as temperaturas devem ficar entre 16°C e 23°C. Na Região Serrana, os termômetros podem marcar 11°C nas mínimas, com máximas próximas de 20°C.
O que fazer durante os temporais?
Com a previsão de chuva forte e rajadas de vento, a recomendação é adotar alguns cuidados:
- Evite permanecer em áreas sujeitas a alagamentos e enxurradas.
- Não atravesse ruas alagadas, mesmo que a água pareça rasa.
- Não se abrigue debaixo de árvores durante rajadas de vento.
- Evite estacionar veículos perto de árvores, placas e estruturas metálicas.
- Retire objetos soltos de quintais e varandas.
- Em caso de ventos fortes, procure abrigo em local seguro.
- Acompanhe os comunicados da Defesa Civil e os avisos meteorológicos.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.