28.7 C
Serra
sábado, 22 janeiro - 2022
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Visita de ano novo? Cobra gigante invade casa na Serra e moradores ficam apavorados; veja vídeo

Leia também

Serra terá dois novos pontos de testagem de Covid-19 | Confira

Diante do crescente número de casos positivos de Covid-19 registrados nos últimos dias, a procura por testes aumentou e...

Avanço explosivo da Ômicron adoece 1.550 pessoas na Serra em 24h

A circulação da variante Ômicron em território capixaba tem causado um aumento explosivo de novos casos da Covid-19 na...

Serra volta para risco moderado e pode sofrer restrições devido ao avanço da Covid-19

Devido ao aumento de casos de coronavírus e mortes causadas por complicações da Covid-19, a Serra voltou a ser...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

Cobra apareceu em uma casa do bairro Maringá. Foto: Divulgação

Uma cobra da espécie jiboia acabou causando alvoroço entre moradores da comunidade de Maringá, na Serra. A serpente realizou uma ‘visita’ de início de ano e invadiu a residência de uma família do bairro – que possui extensa área verde no seu entorno – no último fim de semana.

Ao avistarem o animal, que não chegou a entrar dentro da casa, mas estava circulando pelo terreno, os moradores acionaram a Secretaria de Meio Ambiente da Serra. Os auditores fiscais foram ao local, no último sábado (1º), e resgataram a cobra.

A equipe a devolveu à natureza na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jacuném, localizada em Barcelona. A jiboia tinha cerca de dois metros. Esse animal é uma serpente do grupo das constritoras que se destaca pelo seu grande porte, comportamento noturno e por ser a segunda maior espécie de serpente do Brasil.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, outra serpente também foi resgatada, no sábado, da restinga da praia de Manguinhos, pela equipe de fiscalização de meio ambiente da Serra com apoios de agentes de trânsito.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente da Serra informam que tem sido comum o aparecimento de cobras. Caso isso aconteça, o munícipe deve acionar o Departamento da Fiscalização de Meio Ambiente, por meio do telefone de plantão: (27) 99951-2321.

Para entender um pouco mais sobre o animal, a reportagem tirou dúvidas com o biólogo Cláudio Santiago. Segundo ele, a jiboia é uma cobra inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.

Ainda de acordo com os fiscais do Meio Ambiente, neste período é muito comum as cobras saírem de seu habitat, sobretudo em busca de alimento. Por conta disso, é necessário que os moradores fiquem em alerta e saibam como agir ao se deparar com um animal.  As principais dicas são:

  • Se afaste;
  • Isole a área;
  • Faça contato imediato com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente pelo (27) 99951-2321.

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!