E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Detran suspende 5 mil CNHs e divulga no Diário Oficial lista de motoristas que perderam o direito de dirigir

Detran suspende 5 mil CNHs e divulga lista de motoristas atingidos no Diário Oficial.
Compartilhe:
Detran CNH
Detran suspende 5 mil CNHs e divulga lista de motoristas atingidos no Diário Oficial. Crédito: Divulgação
Compartilhe:

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran)  anunciou a suspensão de 5 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e publicou uma extensa relação de motoristas penalizados no Diário Oficial. A medida atinge 4.861 registros e envolve diferentes infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A maioria das punições está relacionada à recusa ao teste do bafômetro. Somente essa irregularidade motivou 3.958 suspensões por 12 meses. A relação também inclui condutores flagrados dirigindo sob influência de álcool, realizando manobras perigosas e participando de corridas não autorizadas.

Além das penalidades já aplicadas, novas publicações de órgãos de trânsito colocaram centenas de outros motoristas sob risco de perder temporariamente o direito de dirigir. As notificações incluem procedimentos de suspensão, cassação da habilitação e abertura de processos administrativos que ainda permitem apresentação de defesa.

As medidas foram divulgadas entre os dias 6 e 8 de outubro de 2026 e envolvem o Detran do Distrito Federal, o Detran de Mato Grosso do Sul e o Detran do Acre. Embora os três órgãos tenham publicado relações de condutores, cada documento apresenta situações diferentes, incluindo punições em andamento e processos que ainda não tiveram decisão definitiva.

Detran suspende 4.861 CNHs e divulga relação de motoristas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou a Instrução nº 324, de 5 de outubro, com os registros de 4.861 habilitações atingidas por decisões de suspensão.

O documento apareceu na edição de 6 de outubro do Diário Oficial e reúne penalidades aplicadas a condutores que cometeram infrações capazes de provocar a perda temporária do direito de dirigir.

De acordo com o órgão, os motoristas receberam notificações e tiveram oportunidade de apresentar defesa durante os procedimentos administrativos.

A recusa ao bafômetro representa a maior parte dos registros, com 3.958 suspensões de 12 meses.

Entretanto, outras condutas também motivaram punições. Entre elas estão:

  • 203 registros: dirigir sob influência de álcool ou outra substância psicoativa, com suspensão de 12 meses;
  • 62 registros: realizar manobras perigosas, incluindo derrapagens e arrancadas bruscas, com suspensão de dois meses;
  • 17 registros: ultrapassar bloqueio policial sem autorização, com suspensão de dois meses;
  • 15 registros: dirigir ameaçando pedestres ou outros veículos, com suspensão de dois meses;
  • Um registro: participar de corrida não autorizada, com suspensão de dois meses.

Os dados aparecem entre as páginas 11 e 19 do Diário Oficial do Distrito Federal.

A publicação identifica os condutores pelos números de registro das habilitações, permitindo a consulta das penalidades relacionadas a cada documento.

Outro Detran divulga lista de 406 motoristas que podem perder a CNH

Em Mato Grosso do Sul, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) também publicou novas relações de motoristas envolvidos em processos administrativos, conforme apurado pelo Portal Tempo Novo.

Os documentos foram divulgados em 8 de outubro e apresentam 406 condutores distribuídos em seis editais.

Desse total, 357 casos envolvem suspensão da CNH, 38 tratam de cassação e outros 11 estão relacionados à cassação da permissão para dirigir.

Entretanto, nem todos os motoristas já receberam uma penalidade definitiva.

Segundo o levantamento dos editais, 345 condutores ainda podem apresentar defesa administrativa. Outros nove tiveram punições aplicadas, enquanto 52 já cumprem as penalidades determinadas.

Entre os motoristas que estão cumprindo as decisões, 49 receberam suspensão da habilitação por períodos entre dois e 12 meses. Outros três tiveram a CNH cassada, com impedimento de dirigir por 24 meses.

As irregularidades mencionadas nas publicações incluem excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, utilização do celular ao volante, recusa ao bafômetro e circulação com veículo sem licenciamento.

Os condutores podem consultar os processos administrativos pelos canais oficiais do Detran-MS e verificar os prazos disponíveis para apresentar defesa.

Detran publica novas suspensões e estabelece prazo para recursos

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) também divulgou novos editais relacionados à suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação.

As publicações apareceram no Diário Oficial de 7 de outubro e abrangem motoristas que receberam penalidades, além de outros que passaram a responder a procedimentos administrativos.

Entre os documentos divulgados está o Edital nº 25/2026, que apresenta decisões de penalidade após as etapas de defesa correspondentes.

Os motoristas abrangidos pelo edital têm até 6 de novembro de 2026 para apresentar recurso administrativo ou entregar a habilitação física ao órgão responsável.

Caso não apresentem recurso e não cumpram as determinações, os condutores poderão ter o registro da CNH bloqueado a partir de 21 de novembro.

O órgão também publicou notificações referentes à abertura de novos processos de suspensão e outras medidas administrativas.

Diferentemente dos demais estados, não foi possível consolidar a quantidade total de motoristas distintos mencionados nesses editais.

Quais infrações podem provocar a suspensão da CNH?

A legislação brasileira permite a suspensão da habilitação tanto pelo acúmulo de pontos quanto pela prática de determinadas infrações consideradas especialmente graves.

No sistema de pontuação, os limites variam conforme o histórico do motorista e a quantidade de infrações gravíssimas registradas em um período de 12 meses.

Dependendo da situação, o condutor pode atingir o limite com 20, 30 ou 40 pontos. A legislação estabelece condições específicas para motoristas que exercem atividade remunerada.

Entretanto, algumas irregularidades permitem a abertura do processo de suspensão independentemente da quantidade de pontos acumulados.

É o caso da recusa ao bafômetro, da direção sob influência de álcool e de determinadas manobras perigosas.

O período de suspensão varia conforme a infração e as circunstâncias previstas na legislação.

Já a cassação representa uma penalidade mais severa. Ela pode ocorrer, por exemplo, quando o condutor dirige durante o período em que está com a habilitação suspensa.

Como consultar a lista de motoristas com CNH suspensa?

Os motoristas podem verificar a existência de penalidades ou processos administrativos pelos serviços digitais dos departamentos de trânsito.

Também é possível consultar as relações disponibilizadas nos Diários Oficiais dos respectivos estados.

No Distrito Federal, a lista consta na edição de 6 de outubro de 2026. Em Mato Grosso do Sul, as notificações foram publicadas em suplemento do dia 8. Já no Acre, os editais aparecem na edição de 7 de outubro.

Ao encontrar uma notificação, o condutor deve observar a natureza do processo, a penalidade aplicada e o prazo disponível para apresentar defesa ou recurso.

Isso porque a inclusão de um motorista em uma lista do Detran não significa necessariamente que ele já esteja proibido de dirigir.

Algumas publicações apenas comunicam a abertura de processos. Outras informam penalidades aplicadas ou determinam o início do cumprimento da suspensão.

Nos casos de suspensão definitiva na esfera administrativa, o motorista precisa cumprir o período estabelecido e realizar o curso de reciclagem, com aprovação, para recuperar o direito de dirigir.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos do Brasil e temas de interesse público nacional.

Leia também