Unidades de saúde do município distribuem camisinha de graça

Compartilhe:
Um dos objetivos da distribuição é mobilizar a população para prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Foto: Divulgação
Um dos objetivos da distribuição é mobilizar a população para prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Foto: Divulgação

A forma mais eficiente de prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis é o uso da camisinha em todas as relações sexuais. Se utilizado corretamente, o risco de transmissão cai para 5%. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os preservativos gratuitamente em todas 40 unidades de saúde, seja na recepção ou na farmácia. O morador não precisa se identificar para retirada do preservativo.

O morador também encontra gratuitamente os preservativos no Centro de Testagem a Aconselhamento (CTA) que fica localizado na rua Homero Pimentel Lopes, em Rosário de Fátima e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Um dos objetivos da distribuição é mobilizar a população para prevenir doenças sexualmente transmissíveis. O uso constante é o método mais eficaz para prevenir Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis. Elas são impermeáveis e, quando utilizadas de forma correta, não há perigo de rasgar ou mesmo furar.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De acordo com a referência técnica das DST/Aids, Marta Cole, o preservativo também é uma opção contra a reinfecção de doenças como a sífilis. “Vale ressaltar que, durante a gestação, o casal com diagnóstico de sífilis ou HIV que esteja usando o preservativo regularmente, não irá transmitir essas doenças para o bebê”.

DST/Aids
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas de um corpo a outro pelo contato sexual e pelo esperma trocados durante as relações sexuais. Essa também é a principal via de transmissão do vírus da Aids.

Também conhecida pela sigla HIV (vírus da imunodeficiência humana), a Aids também pode ser contraída no compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas.

CTA
No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) são disponibilizados exames anti-HIV e toda triagem de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Quem quiser fazer o exame deve procurar uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (URS), uma Unidade Regional de Saúde (URS) ou ir direto ao CTA munido de documentação com foto. Em qualquer unidade o paciente não precisa de encaminhamento para realização dos exames.

O atendimento nesses locais é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre o resultado final do exame, independentemente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.

Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as formas de prevenção.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também