19.7 C
Serra
sábado, 28 maio - 2022
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados
PARABÉNS!!!!!

Um dos balneários mais antigos das Américas, Nova Almeida completa 465 anos nesta quinta

Leia também

Campanha de segurança de trânsito alcança 3 mil serranos

Desde o inicio deste mês, o Departamento Operacional de Trânsito (DOT), tendo em vista a campanha de conscientização de...

Polícia prende suspeitos de roubar carro com bebê e criança na frente de creche na Serra

A Policia Civil, por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veiculos, prendeu em flagrante um dos...

Lei torna hediondo crime praticado contra menores de 14 anos

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.344/2022 que cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A localidade mais antiga da Serra e uma das mais velhas do Brasil e das Américas festeja seu aniversário de 465 anos nesta quarta-feira (6). Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

O balneário de Nova Almeida vai estar em festa durante todo o mês de janeiro. A localidade mais antiga da Serra e uma das mais velhas do Brasil e das Américas festeja seu aniversário de 465 anos nesta quinta-feira (6).

O balneário tem a mesma idade da cidade da Serra e teve seu pontapé inicial de fundação dado pelos padres jesuítas com a construção de uma capela coberta de palhas, em 6 de janeiro de 1557, para a catequização de índios.

Na época, o local foi chamado de Aldeamento de Reis Magos. São remanescentes dessa época a Igreja e Residência de Reis Magos, monumento de reconhecido valor histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que recebe mensalmente cerca de 1.200 visitantes.

Em 2021, a estimativa é de que 14.400 turistas passaram pelo local. Viajantes alemães, canadenses, argentinos, belgas e colombianos já passaram pelo monumento que fica no alto de uma colina com uma linda vista para o mar.

+ Festa São Benedito e São Sebastião de Nova Almeida começa nesta quinta (6)

Nesta época do ano, o balneário teria uma agenda cultural movimentada com shows, cortada, puxada e fincada do mastro, procissão, subida do navio e presença e artistas nacionais. Em 2021 e também em 2022, por conta da pandemia da Covid-19 e surto de gripe, as Festas de São Benedito e São Sebastião serão no formato semipresencial e virtual, para evitar o risco de contaminação.

A agenda que é sempre marcada pela tradicional Folia de Reis e ainda as homenagens aos padroeiros São Sebastião e São Benedito que contam a cortada do mastro e procissão pelas ruas do bairro, este ano será realizada de forma diferente: online e multipresencial. A programação será divulgada em breve.

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!