Teste de HIV no Terminal de Carapina nesta terça

Compartilhe:
Cidade da Serra apresentou um aumento no número de casos de HIV no primeiro semestre de 2025. Foto: Divulgação
Na Serra, as ações começam na terça no Terminal de Carapina e quem quiser pode fazer teste de Aids na hora. Foto: Divulgação
Na Serra, as ações começam na terça no Terminal de Carapina e quem quiser pode fazer teste de Aids na hora. Foto: Divulgação

Amanhã (1º) é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids – data eleita para apoiar os portadores do vírus HIV para conscientizar sobre a importância da prevenção à doença. A principal via de transmissão da doença é a sexual, sem prevenção. Mas uso de agulhas compartilhadas, momento do parto e aleitamento materno também são formas de transmissão.

E nesta semana algumas ações estarão sendo promovidas por instituições para conscientizar as pessoas tanto na prevenção à doença, quanto no trato com os portadores do vírus.

O Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), instituição filantrópica que fica em Bairro de Fátima e apoia portadores da doença vai promover ações na Serra e em outros municípios. O foco da campanha é o diagnóstico precoce da doença e início do tratamento.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Na Serra, as ações começam na terça (1º), das 8h às 16h, no Terminal de Carapina. No local acontecerá  distribuição de panfletos educativos e preservativos e quem quiser pode fazer também seu teste rápido de Aids na hora.

Já em Bairro de Fátima, às 16h, serão feitas ações de intervenção educativa aos empresários e funcionários da avenida José Rato.

Acontecem também oficinas de prevenção na Escola Estadual Clotilde Rato, às 18h, e no Sesi/Senai – Civit, às 19h, voltadas aos educadores e estudantes do noturno.

A prefeitura da Serra não vai promover nenhuma ação específica voltada à data, mas informa que são distribuídas camisinhas masculinas em todas as 40 unidades de saúde, na recepção ou na farmácia. Também há distribuição na Maternidade de Carapina e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), basta apresentar a identidade.

O uso do preservativo reduz para 5% o risco de contaminação da doença é o meio mais eficaz de evita-la, inclusive outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Quem quiser fazer o exame anti-HIV e toda a triagem de DSTs, deve procurar uma unidade de saúde ou Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis Aids e Hepatites Virais do município, que fica em Bairro de Fátima, munido de qualquer documento com foto. Não é preciso encaminhamento médico para os exames.

O atendimento nesses locais é sigiloso e os profissionais da saúde orientam sobre o resultado final do exame, independentemente dele ser positivo ou negativo.

Cuidados ao usar camisinha:

– Não use se a validade estiver vencida.

– Só abra a embalagem na hora de usar.

– Não utilize tesouras ou objetos perfurocortantes para abrir a embalagem.

– Só use lubrificantes à base de água.

– Nunca use duas camisinhas ao mesmo tempo.

Serviço:

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em DST’s

Rua Homero Pimentel Lopes, Rosário de Fátima.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

CAC – Centro de Apoio ao Cidadão

Rua Pedro Álvares Cabral, nº 340, Bairro de Fátima.

Tel.: (27) 3238-0684

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também