Terça é dia de eclipse lunar e Centro Cultural estará aberto para observadores

Compartilhe:
O eclipse poderá ser visto de todos os estados brasileiros. Foto: Divulgação Associação Paraibana de Astronomia
O eclipse poderá ser visto de todos os estados brasileiros. Foto: Divulgação Associação Paraibana de Astronomia

Nesta terça-feira (16) vai ter eclipse lunar parcial e para observar o fenômeno o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, está organizando um encontro que começará às17 horas para os interessados em apreciar eclipse.

O Centro Cultural Eliziário Rangel fica na rua Gonçalves Dias, nº 1201. O telefone de contato é o 3065-2820. Quem quiser assistir, poderá pagar, se quiser, R$ 10 para ajudar nas custas do centro cultural. Mas lembrando, o valor é facultativo.

O eclipse parcial da Lua já terá começado quando o virmos surgir acima do horizonte. Mas ainda vai estar longe do fim. Ele será visível de todo o Brasil parcialmente.

O primeiro contato com a sombra se dará por volta das 17h02min. A partir daí, o eclipse começa a ser perceptível. A fase máxima será às 18h31min, e a saída da sombra às 20h. Este instante representa o final do eclipse perceptível, uma vez que a saída da penumbra (às 21h18min) é muito discreta. No máximo do eclipse, 65,3% do diâmetro lunar estará dentro da sombra da Terra.

O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da terr. Ele ocorre quando há um perfeito alinhamento do sol, terra e lua, ou quando os três estão próximos.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também