Serra pode ter lei para coibir abuso sexual em ônibus

Compartilhe:

 

O autor do projeto é o vereador Cabo Porto. Foto: Fábio Barcelos

Ouvidoria no transporte coletivo para combater assédio sexual. Esta é a proposta de um projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores e deve ser votado nos próximos dias.

Na justificativa do projeto o problema é apontado como rotineiro dentro dos ônibus, mas muitas vezes ninguém fica sabendo por que a pessoa que sofre o abuso não tem coragem de pedir ajuda.

A ideia é criar o Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Coletivo, que quer chamar a atenção para o alto número de casos de assédio sexual nos veículos de transporte coletivo e tentar coibir a prática. Para isso, ele sugere que sejam realizadas campanhas educativas para estimular as denúncias deste tipo de crime. O objetivo é também criar no sistema de transporte público uma ouvidoria para receber as denúncias e encaminhá-las as autoridades policiais competentes.

Em sua justificativa, o vereador autor do projeto, Cabo Porto (PSB) diz que nos últimos anos é fato notório o aumento de casos como este. “Isso é uma realidade nacional, e apesar das iniciativas legislativas federais a respeito do tema, cada cidade deve enfrentá-lo de acordo com suas peculiaridades. A ausência de repressão apropriada para este tipo de prática permite que os abusadores ou assediadores continuem a perpetra-la”.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também