Serra é a que mais perde com sonegação no ES

Compartilhe:
A Lei prevê ajuda para os artistas que estão sem trabalhar durante o período de pandemia da Covid-19. Foto: Divulgação Agência Brasil

A Serra é a campeã em fraudes fiscais no Espírito Santo. A cidade é a que recebe a maior parcela de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) repassado pelo Estado aos 78 municípios capixabas, com uma cota de 13,245%, conforme o Índice de Participação (IPM) em vigor. Mas pode estar perdendo quase metade a que teria direito, segundo o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Sindifiscal).

É que segundo o Sindifiscal, o Estado deixa de arrecadar R$ 5 bilhões anuais com fraudes. Para se ter uma ideia do montante, em 2016 o governo conseguir arrecadar R$ 8,6 bilhões com ICMS. Desse total, 25% são repassados para os municípios.

O Sindifiscal defende que para conter as fraudes é preciso recompor quadro de auditores fiscais da Receita Estadual, que está com 43% de defasagem; modernizar parque tecnológico da Secretaria Estadual de Fazenda. E ter critérios mais rigorosos para a concessão de inscrições estaduais para evitar a proliferação de empresas laranjas.

 

  

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também