Moradores da Serra que desejam praticar esportes, aprender uma modalidade artística ou iniciar uma nova atividade ainda podem garantir uma vaga gratuita. Ao todo, estão disponíveis mais de 600 vagas em modalidades voltadas para crianças, jovens, adultos e idosos, com opções distribuídas em diferentes regiões do município.
As atividades são oferecidas pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), e acontecem em sete espaços públicos: Estação Cidadania Cultura de Novo Porto Canoa, Estação Cidadania Esporte de Vila Nova de Colares, Arena Jacaraípe, Parque Caminho do Mar e os ginásios de Feu Rosa, Jardim Limoeiro e André Carloni.
A programação contempla modalidades esportivas, culturais e de lazer, como futsal, voleibol, wrestling, atletismo, beach tennis, ballet, jazz, dança contemporânea, teatro, música, ritmos, ginástica funcional e futevôlei, entre outras. A iniciativa busca ampliar o acesso da população às atividades de esporte e cultura, promovendo saúde, inclusão social, bem-estar e descoberta de novos talentos.
As inscrições são presenciais e devem ser feitas no local onde a atividade é oferecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para participar, é necessário apresentar documento oficial com foto — ou certidão de nascimento, no caso de menores de idade — e comprovante de residência.
Leia também
As modalidades que preencherem todas as vagas contarão com cadastro de reserva. De acordo com as regras do programa, o participante poderá ser desligado caso acumule três faltas no mesmo mês sem apresentar atestado médico à administração do núcleo onde está matriculado.
Vagas disponíveis
Estação Cidadania Cultura – Novo Porto Canoa
Endereço: Avenida Domingos José Martins, 142 – Novo Porto Canoa
- Funcional – 20 vagas
- Ritmos – 25 vagas
- Futsal Sub-7 (vespertino) – 10 vagas
- Ballet – 5 vagas
- Dança de Rua – 5 vagas
- Jazz – 8 vagas
- Teatro – sem vagas
- Voleibol masculino – 15 vagas
- Música – cadastro de reserva
- Dança Contemporânea – 3 vagas
- Aula Sênior (vespertino) – 15 vagas
- Futevôlei – 10 vagas
Estação Cidadania Esporte – Vila Nova de Colares
Endereço: Rua Alfredo Galeno – Vila Nova de Colares
- Futsal – 10 vagas
- Voleibol – 15 vagas
- Atletismo – 2 vagas
- Ginástica Funcional – 10 vagas
- Iniciação Esportiva – 8 vagas
- Wrestling (Luta Olímpica) – 21 vagas
Arena Jacaraípe
Endereço: Avenida Abdo Saad – Estância Monazítica
- Handebol – 5 vagas
- Wrestling (Luta Olímpica) – 3 vagas
- Jazz (matutino e vespertino) – 34 vagas
- Basquete (matutino) – 7 vagas
- Ballet (10 a 16 anos) – 34 vagas
- Ritmos – vagas ilimitadas
Parque Caminho do Mar
Endereço: Avenida Meridional, 2.129 – Cidade Continental (Setor Oceania)
- Ritmos – vagas ilimitadas
- Futsal – cadastro de reserva
- Voleibol – 5 vagas (manhã)
- Beach Tennis – 2 vagas
Ginásio de Feu Rosa
Endereço: Praça das Artes – Feu Rosa
- Iniciação Esportiva – 10 vagas
- Ritmos – 30 vagas
- Voleibol – 20 vagas
- Futsal – 5 vagas
Ginásio de Jardim Limoeiro
Endereço: Rua Guimarães Júnior, 344 – Jardim Limoeiro
- Iniciação Esportiva – 20 vagas
- Voleibol – 50 vagas
- Ritmos – 55 vagas
- Futsal Sub-11 – 5 vagas
- Futsal Sub-13 – 4 vagas
- Futsal Sub-15 – 3 vagas
- Futsal Sub-17 – 4 vagas
Ginásio de André Carloni
Endereço: Rua Santo André, 246 – André Carloni
- Iniciação Esportiva – 10 vagas
- Futsal – 20 vagas
- Voleibol – 10 vagas
- Ritmos – 60 vagas