A segurança pública na Serra melhorou nos primeiros meses de 2026. Dados do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) apontam queda de 21,1% nos crimes contra o patrimônio entre janeiro e maio, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os números foram compilados pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Defesa Social (Sedes) e mostram redução em duas das modalidades mais comuns: furtos caíram 22,8% e roubos, 19,8%.
A Prefeitura atribui os resultados a medidas adotadas nos últimos meses: ampliação da frota de viaturas, treinamentos táticos e nomeação de novos agentes para a Guarda Civil Municipal e para o Departamento de Operações de Trânsito (DOT). As contratações ampliaram o patrulhamento em diferentes bairros do município.
Queda registrada em diferentes modalidades
Os dados da Sedes mostram redução de ocorrências no transporte coletivo, em residências e condomínios, em estabelecimentos comerciais e em vias públicas.
Leia também
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, afirma que os índices refletem o trabalho integrado entre as forças de segurança e os investimentos municipais na área.
“Esses resultados demonstram que a integração e a atuação permanente das forças de segurança produzem resultados concretos para a população. Investimos em ações preventivas, operações integradas, tecnologia e inteligência para garantir mais segurança aos moradores da Serra”, disse a secretária.
