Roubaram seu celular? Agora o bloqueio poderá ser feito pelo número da linha

Compartilhe:
O bloqueio poderá ser feito por meio de Boletim de Ocorrência da Polícia Civil. Foto: Divulgação EBC
O bloqueio poderá ser feito por meio de Boletim de Ocorrência da Polícia Civil. Foto: Divulgação EBC
O bloqueio poderá ser feito por meio de Boletim de Ocorrência da Polícia Civil. Foto: Divulgação EBC

A partir de amanhã (2), quem tiver o celular roubado ou furtado poderá bloquear o aparelho, mesmo sem o número do Imei (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Para isso, basta registrar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia de Polícia Civil, informando nome completo, CPF e número da linha telefônica.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a medida é inédita no país e o Espírito Santo será o primeiro a adotá-la. O objetivo é combater os furtos e roubos de celulares, que por serem itens de valor pequeno e fáceis de se comercializar, são os objetos mais visados pelos assaltantes.

E o boletim de ocorrência também poderá ser feito por terceiros, desde que este também forneça seu nome e CPF.

Após o registro, a busca do Imei será feito pela operadora do cliente em até 48 horas, e o bloqueio será feito no último aparelho usado pelo comunicante, anterior à data do fato. Se o proprietário recuperar o aparelho, o desbloqueio deverá ser feito na unidade onde ele registrou o Boletim Unificado, já que as operadoras não têm permissão para desbloquear aparelhos com registros policiais.

Caso o roubo ou furto seja de aparelhos novos, não habilitados, o bloqueio também será feito, porém o Imei será obrigatório.

Para o secretário André Garcia, esta medida terá impacto na redução de crimes contra a pessoa em via pública e em coletivos. “Facilitar o bloqueio automático dos celulares também fará com que os criminosos tenham dificuldade em repassar os aparelhos furtados ou roubados, que deixarão de ter valor de revenda”, destacou.

Outro estado que também pretende adotar a medida é o Ceará, mas ainda não divulgou quando ela passará a ser adotada.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também