27.1 C
Serra
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Rodoviários ameaçam nova greve nos ônibus do Transcol

Leia também

Sermus anuncia ‘pacote de bondade’ do Executivo

Conteúdo patrocinado Faltando 17 dias para terminar o ano, o presidente do Sindicato dos Servidores da Serra -Sermus, Osvaldino Luiz...

Vanessa da Mata, Jeremias Reis e Natércia Lopes em show gratuito na Praça do Papa

Um dos ícones da MPB, Vanessa da Mata, será a convidada especial do Natal de Encantos 2019 que acontece...

Sábado e domingo com mostra de filmes, auto de Natal e palestra em São Diogo

O Centro Cultural Eliziário, em São Diogo, na Serra, vai promover neste fim de semana uma série de agendas...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Greve seria por conta dos novos coletivos do Transcol que não possuem cabine para cobradores. Foto: Gabriel Almeida

A briga entre o Sindicato dos Rodoviários e o Governo do Estado por conta dos novos ônibus do sistema Transcol que irão circular sem cobradores está longe de acabar. Após realizar uma assembleia, a categoria decidiu que caso os novos coletivos entrem em circulação, será feita uma greve “em todo o sistema”. O Sindirodoviários afirma que a medida de retirar os cobradores irá gerar desemprego.

A assembleia com os rodoviários foi realizada na última terça-feira (6), onde os trabalhadores autorizaram o sindicato a realizar uma greve por conta da retirada dos cobradores caso as negociações com o Governo do Estado não avancem e os postos de trabalho sejam extintos. “A assembleia participativa foi convocada pelo sindicato para dar prosseguimento à campanha de defesa dos postos de trabalho dos cobradores”, afirma o Sindirodoviários.

Em junho, o Governo do Estado anunciou os novos ônibus com ar-condicionado e sem a cabine dos cobradores, até o momento, foram entregues 20 destes novos veículos, mas nenhum deles está em circulação. Após a entrega dos ônibus, o Sindirodoviários já tinha prometido uma greve contra a mudança, o que até agora não se concretizou. De acordo com o sindicato, a mudança do Governo do Estado irá desempregar cerca de quatro mil trabalhadores.

Vale destacar que o Sindirodoviários fez três manifestações em junho, mas a circulação dos coletivos não foi prejudicada. Os protestos foram realizados na Avenida Vitória, na capital capixaba.

> Assaltos dentro do Terminal de Laranjeiras assustam usuários do Transcol

O TEMPO NOVO acionou o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) , que lamentou a decisão do Sindirodoviários. Por meio de nota, disse ainda que as empresas firmaram um compromisso com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) de manter os empregos dos  trabalhadores, com a recolocação dos cobradores em outras funções.

“Entendemos que, gradativamente, o Cartão GV trará novos passageiros para o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana, gerando assim novas vagas de emprego. Destacamos que as empresas operadoras se comprometeram a incentivar seus funcionários a participarem de cursos de requalificação profissional, com o objetivo de ocupação de outras atividades, como motorista, mecânico, eletricista, entre outros”, disse o GVBus. 

“Estado já está comprometido para manter os empregos”, diz Semobi

A reportagem acionou a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) que garantiu que “não haverá demissões”. O órgão informou que o Governo do Estado já está comprometido em atuar junto as empresas para manter o empregos de todos os trabalhadores do sistema. “A Semobi esclarece que não haverá demissão por conta dos novos coletivos e que vem realizando reuniões semanais com a categoria. A secretaria destaca ainda que a cobrança exclusivamente por meio do CartãoGV visa trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que retira o dinheiro do ônibus, além da possibilidade de integração”, disse por meio de nota. 

A Semobi ainda informou em razão da implantação do CartãoGV, haverá maior oferta de emprego no Sistema. “Isso vai permitir que os profissionais que atuam como cobradores atualmente dentro coletivos passem a exercer novas funções, até mesmo fora dos coletivos. As empresas operadoras vão incentivar os funcionários para que participem de cursos de requalificação, por meio de parcerias com o Sest Senat, para aprimoramento profissional e aperfeiçoamento para novas atividades como motorista, mecânico, eletricista, entre outros”. 

Novos ônibus

Os coletivos com ar-condicionado que foram lançados no mês passado não terão a cabine para os cobradores. Com isso, somente passageiros que tiverem o cartão de bilhetagem eletrônica poderão utilizar os novos ônibus, já que não será permitido o pagamento da tarifa em dinheiro.

No dia 26 de junho, o governador Renato Casagrande, juntamente com o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e o diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, apresentaram os novos coletivos e entregaram 20 ônibus. A previsão é que até o final do ano sejam 100 ônibus com ar-condicionado.

Os coletivos iniciais irão operar nas linhas troncais – que fazem a viagem de terminal a terminal – e a meta é que até 2022 sejam 600 ônibus com ar-condicionado. O Governo do Estado ainda não divulgou quais a linhas serão contempladas com a novidade.

Os ônibus com ar-condicionado, assim como a implantação de wi-fi nos coletivos, faz parte do pacote de medidas que Casagrande prometeu no início do ano como a “recuperação do sistema” Transcol, que é alvo de muitas reclamações por parte dos capixabas que precisam utilizar o transporte público para se locomoverem: calor, insegurança e superlotação são algumas das queixas dos usuários.

Veja a postagem do Sindirodoviários em sua rede social: 

A LUTA CONTINUAEm asssembleia realizada no auditório do Sindirodoviários nesta terça-feira, 06, os trabalhadores…

Posted by Sindirodoviários Espírito Santo on Tuesday, August 6, 2019

Comentários

Mais notícias

Vanessa da Mata, Jeremias Reis e Natércia Lopes em show gratuito na Praça do Papa

Um dos ícones da MPB, Vanessa da Mata, será a convidada especial do Natal de Encantos 2019 que acontece neste sábado (14), a partir...

Sábado e domingo com mostra de filmes, auto de Natal e palestra em São Diogo

O Centro Cultural Eliziário, em São Diogo, na Serra, vai promover neste fim de semana uma série de agendas antes de seu recesso que...

Dia Nacional do Forró com show de Trio Lubião de graça no Parque da Cidade

Forrozeiros de todo Brasil comemoram o Dia Nacional do Forró nesta sexta-feira (13). E na Serra, vai ter festa em alusão a data e...

Final de semana será com falta de energia em bairros da Serra

Por conta de uma manutenção programada que será feita pela EDP Espírito Santo, muitos moradores da Serra ficarão sem energia elétrica durante este sábado...

Você também pode ler

Conteúdo patrocinado

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!