Robô limpa lagoas de estações de tratamento de esgoto na Serra

Compartilhe:
O trabalho do robô começou em Valparaíso e passou por Civit II e Jacaraípe. Foto: Divulgação
O trabalho do robô começou em Valparaíso e passou por Civit II e Jacaraípe. Foto: Divulgação

Um robô “anfíbio” é a tecnologia que está sendo utilizada pela parceria público-privada entre a Cesan e a Serra Ambiental, encarregada do tratamento de esgoto no município, para garantir a limpeza das lagoas de estações de tratamento.

O trabalho começou em Valparaíso e passou por Civit II e Jacaraípe. Nessas três primeiras lagoas, foi retirado um total de 16.600 m³ de lodo.  No momento, o robô está em Serra Dourada e nos próximos meses passará pelas lagoas das estações de tratamento de Feu Rosa, Barcelona, Civit I e Furnas, totalizando um volume de 15.800 m³ de lodo. Em cada estação, o trabalho de “limpeza” é realizado em uma média de 20 dias.

Por meio da tecnologia de ponta, é possível revitalizar as lagoas, tirando o lodo que se acumula no fundo e garantindo maior eficiência da estação. Todas as estações que já receberam o robô estão operando com maior performance.

Conforme explica Mario Gonçalves, gerente de Operações da Serra Ambiental, o processo é necessário, pois quando a área útil da lagoa começa a ficar comprometida ela perde sua capacidade de tratamento. “Na maioria das vezes, esse comprometimento acontece quando a lagoa está com 50% de sua área tomada por lodo sedimentado. Para chegar a esse resultado é feito um levantamento para medição da manta de lodo, chamado batimetria, para averiguar o acúmulo de material sedimentado nas lagoas. Em média, ocorre uma sedimentação de sete centímetros por ano”, diz.

Matéria paga

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também