
Você sabia que o município oferece anticoncepcional de graça? São disponibilizados oito opções desses métodos para que o usuário possa escolher a maneira mais confortável e que melhor atenda sua necessidade.
Na rede de saúde da Serra os métodos disponíveis são: injetável mensal, injetável trimestral, pílula anticoncepcional, pílula do dia seguinte, Dispositivo Intra-uterino (DIU), laqueadura, vasectomia, além dos preservativos.
De forma geral, a pílula anticoncepcional, a injeção e o DIU são os três procedimentos mais procurados pelo público feminino.
A médica e referência em Saúde da Mulher no município, Denise Falqueto, explica que as unidades de saúde estão preparadas para fornecer às mulheres todas as informações necessárias sobre os métodos disponíveis na rede.
Leia também
A médica ressalta ainda que uma das estratégias do programa Rede Cegonha foi implantar o teste rápido de gravidez nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Com isso, tanto a mulher que desejava engravidar, quanto aquela que não planejou a gravidez, podem receber orientação adequada no momento do resultado. “Todos os casos precisam de uma abordagem imediata para que ela tenha acesso aos cuidados do pré natal”, afirma a médica.
Para as mulheres e os casais que definitivamente não desejam ter mais filhos, o município oferece vasectomia e laqueadura.
“Caso a mulher queira fazer a laqueadura de trompas, ela é encaminhada para uma reunião do planejamento familiar, junto com seu parceiro onde definem os prós e contras dessa decisão”, ressalta ela.
Os pacientes interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para obter mais informações a respeito.

