Quer parar de fumar? Saiba onde procurar ajuda na Serra

Compartilhe:
No ano passado, o município formou 23 grupos antitabagismo, com 16 pacientes em cada, totalizando 368 pacientes que pretendiam parar de fumar. Foto: Divulgação/Agência Brasil
No ano passado, o município formou 23 grupos antitabagismo, com 16 pacientes em cada, totalizando 368 pacientes que pretendiam parar de fumar. Foto: Divulgação/Agência Brasil
No ano passado, o município formou 23 grupos antitabagismo, com 16 pacientes em cada, totalizando 368 pacientes que pretendiam parar de fumar. Foto: Divulgação/Agência Brasil

Mais dois grupos do programa para pacientes que querem parar de fumar começaram a atuar nesta semana na Serra. As reuniões para tratamento antitabagismo acontecerão uma vez na semana, nas Unidades Regionais de Jacaraípe e Feu Rosa. Em Jacaraípe as reuniões acontecem às terças-feiras e em Feu Rosa às quartas, sempre às 8 horas.

O morador interessado em participar do programa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e se inscrever no Programa de Combate ao Tabagismo.

No ano passado, o município formou 23 grupos antitabagismo, com 16 pacientes em cada, totalizando 368 pacientes que pretendiam parar de fumar. Desse total, cerca de 80% não fuma mais.

O tratamento é oferecido gratuitamente também nas Unidades Regionais de Saúde de Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Boa Vista, Serra-Sede e Serra Dourada e na Unidade Básica de Saúde de Jardim Carapina.

Avaliação e entrevista

Na consulta, o paciente vai realizar o teste de Fagerstrom, que consiste em responder um questionário. A partir desta avaliação o paciente é inserido ou não no grupo. Para iniciar o tratamento, o paciente passa por uma entrevista com um assistente social e uma avaliação médica para verificar o nível de dependência.

Os grupos em acompanhamento se reúnem semanalmente e o tratamento pode durar até três meses, dependendo do grau de dependência química. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, médico, psicólogo e dentista.

O usuário tem acesso ainda a medicamentos que auxiliam no período de adaptação sem o cigarro, como adesivos de reposição de nicotina e comprimido que age no controle da ansiedade.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também