
O projeto social SER – Solidariedade Educação e Responsabilidade Social da Serra – formou no final deste ano a oitava turma do curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras para crianças e adultos.
Este é o primeiro projeto social a oferecer o curso de Libras gratuito na Serra.
De acordo com o idealizador do SER, professor Renato Ribeiro, o curso atende crianças de 8 a 13 anos e o de adulto é livre.
A previsão é abrir as inscrições para os cursos de libras adulto e kids em 2023, em fevereiro e as aulas iniciarem em março. “Teremos libras kids infantil, libras adulto básico e no segundo semestre, libras adultos intermediário”. As aulas acontecem na Multivix em Colina de Laranjeiras.
De acordo com a professora do curso de Libras Kids, Dirce Peixoto Viana Duarte, que é formada em pedagogia com especialização em libras, o ensino de libras como segunda língua para crianças ouvintes significa, de fato, a inclusão social do surdo, pois entende-se que, desta forma, a criança surda tem mais oportunidades de se desenvolver de forma análoga ás crianças ouvintes.
Leia também
“A ideia é promover a inclusão social. Facilitar a vida das pessoas que sofrem com a surdez, dando acessibilidade ao curso gratuitamente. Muitas vezes existe a dificuldade de comunicação nas escolas, serviços públicos essenciais, pois estas pessoas não conseguem se expressar. A ideia é justamente essa, incluir na sociedade e facilitar a comunicação deles”.
No total já passaram pelo projeto mais de 4 mil alunos. Para quem não conhece, o projeto SER, além do curso de libras gratuito para crianças e adultos também promove aulas de Pré-Enem gratuito e tem alto índice de aprovação. “Muitos que passaram pelas primeiras turmas, acabaram entrando depois na faculdade. Não passaram naquele ano, mas passaram no seguinte. Mas podemos jogar que cerca de 70 a 80% dos nossos alunos atendidos pelo SER foram para universidade ou faculdade particular”.
Em 2021 o projeto SER ganhou um prêmio nacional de destaque de Atitude Cidadã que reuniu diversas instituições do Brasil.
