Projeto defende cobrança fracionada nos estacionamentos

Compartilhe:
A expectativa é de que o edital com as regras para a implantação do seja publicado em junho e o sistema esteja em funcionamento ainda neste ano. Serão 300 vagas na sede do município e 1.700 em Laranjeiras. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos
Cobrança por tempo fracionado de 15 em 15 minutos em estacionamentos pagos da Serra é o que o projeto do vereador Catirica propõe. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

Cobrança por tempo fracionado de 15 em 15 minutos em estacionamentos pagos da Serra. Está é a proposta do vereador Roberto Catirica (PHS). O projeto de Lei 129/2017 está tramitando na Câmara e deve ser apreciado pelos parlamentares nos próximos dias.

O sistema de cobrança fracionada terá como base parcelas de 15 minutos, sendo o valor de cada parcela estipulado pela divisão do preço atual cobrado pelo período de 1 horas divido em 4 partes. A lei ainda proíbe os estabelecimentos de aumentarem o valor da tarifa de estacionamento em um período de um ano, a partir da publicação da lei. Em caso de descumprimento haverá multa de R$ 5.000,00 e se o estabelecimento for reincidente no descumprimento da regra, poderá ter o alvará de funcionamento cassado.

O vereador Roberto Catirica justifica o projeto afirmando que serve para inibir abusos na cobrança de estacionamento. “Os estacionamentos que ofertam vaga ao público mediante pagamento tem desrespeitado os preceitos do código de defesa do consumidor. Esses estabelecimentos cobram um valor correspondente à uma hora, mesmo quando o consumidor se utiliza do serviço por apenas uns minutos” avalia.

Catirica diz ainda que o sistema fracionado de cobrança é mais justo e está de acordo com a legislação federal. “Com certeza adotando o sistema fracionado de tempo de permanência do veículo estacionado mais usuários irão utilizar o serviço, aumentando a rotatividade e consequentemente o número de vagas nos estacionamentos, facilitando a vida dos usuários do serviço em todo o município” disse.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também