Prefeitura inicia projeto piloto para complementar limpeza urbana na cidade

Compartilhe:
O projeto piloto começou na Serra-Sede e foram instalados 18 equipamentos. Foto: Divulgação PMS

Restos de comida, fraldas e absorventes, papel higiênico, folhagens, bitucas de cigarro e papel sujo. A Serra-Sede foi o bairro escolhido para fazer parte do projeto piloto da Prefeitura da Serra que tem como objetivo complementar a limpeza urbana e a coleta de lixo na cidade.

O município instalou 18 novos contentores de lixo úmido (orgânico e não reciclável) que receberão descarte deste tipo de material  a qualquer hora do dia, e não somente próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Com capacidade para 1.000 litros, os contentores são exclusivos para os detritos orgânicos, como restos de alimentos e embalagens sujas e úmidas, que devem ser depositados no equipamento em sacos plásticos fechados.

Por meio da Assessoria de Comunidade da Prefeitura da Serra, o secretário de Serviços, Igor Elson de Almeida, o principal benefício é evitar a proliferação de insetos e atração de roedores. “Além de agilizar a coleta também propicia mais organização e melhorias até em termos de saúde para os moradores”, afirma.

Vale ressaltar que é proibido o descarte de restos de obras. Nesse caso, é necessário contratar uma empresa fornecedora de caçambas (para grandes quantidades) e tem de dar uma destinação correta para o entulho. Volumes abaixo de 15 sacos de ráfia podem ser levados para as Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): uma em Novo Porto Canoa e outra em Barcelona.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também