Prefeitura inicia projeto piloto para complementar limpeza urbana na cidade

Compartilhe:
O projeto piloto começou na Serra-Sede e foram instalados 18 equipamentos. Foto: Divulgação PMS

Restos de comida, fraldas e absorventes, papel higiênico, folhagens, bitucas de cigarro e papel sujo. A Serra-Sede foi o bairro escolhido para fazer parte do projeto piloto da Prefeitura da Serra que tem como objetivo complementar a limpeza urbana e a coleta de lixo na cidade.

O município instalou 18 novos contentores de lixo úmido (orgânico e não reciclável) que receberão descarte deste tipo de material  a qualquer hora do dia, e não somente próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores.

Com capacidade para 1.000 litros, os contentores são exclusivos para os detritos orgânicos, como restos de alimentos e embalagens sujas e úmidas, que devem ser depositados no equipamento em sacos plásticos fechados.

Por meio da Assessoria de Comunidade da Prefeitura da Serra, o secretário de Serviços, Igor Elson de Almeida, o principal benefício é evitar a proliferação de insetos e atração de roedores. “Além de agilizar a coleta também propicia mais organização e melhorias até em termos de saúde para os moradores”, afirma.

Vale ressaltar que é proibido o descarte de restos de obras. Nesse caso, é necessário contratar uma empresa fornecedora de caçambas (para grandes quantidades) e tem de dar uma destinação correta para o entulho. Volumes abaixo de 15 sacos de ráfia podem ser levados para as Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): uma em Novo Porto Canoa e outra em Barcelona.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também