Certidões de estado civil (NASCIMENTO, CASAMENTO e ÓBITO) são públicas e podem ser solicitadas a qualquer momento, em formato de 2ª via.
Vamos ao passo a passo:
1️º – Vá até o cartório mais próximo, com o máximo de informações possíveis
sobre a certidão que você deseja emitir (nome completo, data de nascimento
ou casamento, RG, CPF, nome do cônjuge, do pai ou mãe);
2️º – Pague o valor da certidão;
3️º – Aguarde o prazo de emissão (às vezes, ela é emitida na hora!).
Ou caso queira, as mesmas certidões também poderão ser solicitadas ON-LINE pelo site: www.registrocivil.org.br
A CERTIDÃO IMPRESSA é um documento carimbado e timbrado em papel oficial, com o conteúdo registrado e lavrado em um livro e depositado aos cuidados de um cartório de Registro Civil.
A CERTIDÃO DIGITAL é um arquivo em formato PDF, assinado digitalmente com o certificado digital do cartório. É uma imagem fiel da certidão em papel e com a mesma validade legal, porém, não pode ser utilizada na forma impressa em um papel comum A4. Nos casos em que seja necessário imprimir a certidão digital, existe a possibilidade de levar o documento ao cartório de registro civil para que através do CRC NACIONAL (Central de Informações do Registro Civil) o cartório transforme o documento digital em uma certidão impressa em papel moeda. Vale lembrar que este processo de materialização é pago diretamente ao cartório e apenas é possível materializar dentro do prazo de até 30 dias a partir da data da emissão da certidão eletrônica.
Informação superimportante! Conhece alguém que precisa emitir a 2ª via?
Encaminhe o artigo para ele (a).