Paixão e fé em caminhada de serranos rumo à Penha

Compartilhe:
Católicos do grupo Jovens em Missão, da Serra-sede, farão sua estreia na Romaria dos Homens que acontece neste sábado. Foto: Edson Reis
Católicos do grupo Jovens em Missão, da Serra-sede, farão sua estreia na Romaria dos Homens que acontece neste sábado. Foto: Edson Reis

Clarice Poltronieri

Neste final de semana acontece o ápice da Festa da Penha, a santa padroeira do Estado. E na Serra, muitos devotos se preparam para participar dos festejos, que seguem até o dia 24, que é o dia da Penha.

É o caso dos fiéis da Paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras. Eles participam da Romaria dos Homens há 15 anos – caminhando do bairro até o Convento – e também da liturgia de uma das missas, a convite da organização da festa.

“Somos devocionais de Nossa Senhora da Penha. Na romaria começamos com umas 30 pessoas. Hoje saímos daqui de Laranjeiras com cerca de 800 fiéis, incluindo membros da paróquia de Barcelona, o Sagrado Coração de Maria, que vem ao nosso encontro. No trajeto agregamos mais comunidades. Levamos água, banana, carro de som e camisas, que são vendidas. O valor arrecadado vira doação para pessoas carentes. Sairemos de Laranjeiras rumo à Catedral por volta das 14h, relata uma das devotas que ajuda na organização da romaria, Ilma Borges. 

Na Serra-Sede, um grupo criado há apenas três anos, o Jovens em Missão, também vai para a romaria. Um dos coordenadores, Ronan Ribeiro, conta que esta será a primeira participação deles.

“Antes alguns membros iam independentes. Este ano decidimos ir juntos e alugamos uma van que sairá da Matriz e nos levará até a Catedral de Vitória, de onde seguiremos com os outros romeiros até o Convento. Já temos cerca de dez pessoas. Nosso grupo se formou com o objetivo de promover missões, como ajudar doentes e pessoas em dificuldades financeiras, e temos nos encontrado semanalmente. Participar da Romaria é uma forma de agradecer e fortalecer nosso propósito”, disse.

A romaria dos Homens acontece sábado (22) e sai da Catedral de Vitória, no Centro, às 19h até a Prainha, em Vila Velha, onde há uma missa de encerramento.

Outras atrações da festa são Romarias das Mulheres, dos Adolescentes, dos Ciclistas, dos Motociclistas, das Pessoas com Deficiência, dos Militares; além de apresentações musicais e exposição fotográfica de Romarias dos últimos 10 anos. Ainda terá missas diárias e em vários horários na capela do Convento e no Campinho. A programação completa está no site oficial do evento.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também