26.7 C
Serra
sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Opinião: Mulheres na política em busca de representatividade

Leia também

Em perseguição na Abdo Saad, em Jacaraípe, polícia recupera moto roubada

Na noite da última quinta-feira (24), policiais militares que faziam ronda recuperaram uma  moto roubada, Honda - modelo CG...

Prefeitura vai entregar obras do Hospital Materno Infantil neste sábado (26)

As obras do Hospital Materno Infantil Drª Maria da Glória Merçom Vieira Cardoso serão entregues neste sábado (26), às...

Comerciantes de Pitanga se unem e fazem campanha para movimentar comércio do bairro

Comerciantes de Pitanga se uniram e estão fazendo uma campanha para movimentar a economia do bairro. Pensando em atrair...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.
ARTIGO DE OPINIÃO DE AUTORIA DE ALEXSANDRA VERTUANI

Autora do texto: Alexsandra Vertuani. Foto: divulgação

A luta pelos direitos das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Alguns avanços já foram conquistados nas últimas décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Entretanto, no que tange à representatividade na política, a mulher ainda tem dificuldade para ocupar cargos de poder ou ter voz ativa nas tomadas de decisões políticas.

O estado em geral durante anos tem passado por desafios para eleger mais mulheres. A exemplo, a Câmara da Serra (ES) que hoje é composta por 23 vereadores e somente duas são do sexo feminino. Diante desse número pequeno de mulheres na bancada, em 2020 várias pré-candidatas irão concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.

Estou como pré- candidata a vereadora da Serra, filiada ao partido do PSB e, afirmo que as mulheres têm uma importante contribuição para dar à política no estado.

Acredito ainda que hoje, as mulheres representam metade do eleitorado no Brasil. Entretanto, elas permanecem minoria absoluta no Parlamento, no Executivo, no Legislativo e no Judiciário, apesar da existência de cotas previstas em lei. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no estado.
Tenho projetos para que o município de Serra seja diferente nos próximos anos.

Nasci em São Paulo, cheguei ao Espírito Santo com apenas 03 anos de idade acompanhada da minha mãe, Margarida Vertuani, e mais 06 irmãos. Minha querida mãe divorciada naquela época, passou por grandes adversidades, tornando-se uma mulher de superação, que é um exemplo para todos os 07 filhos. Sou moradora da Serra há 38 anos, casada com Reinaldo da Motta temos uma linda filha.

Sou Graduada em Administração de Empresas com Habilidade em Comércio Exterior, Pós-graduação em Direitos Públicos, além de ser recém formada no Renova BR Cidades e em Coaching.

Atualmente, estou empossada na Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, com o cargo de Coordenadora Geral. Trabalhei como Diretora do SINE da Serra, Coordenadora do governo no município de Serra e Assessora Técnica pelas Secretarias da Prefeitura da Serra. Além disso, atuo na área pública há 12 anos.

Em 2018, desvinculei do projeto partidário e do grupo do atual prefeito Audifax Barcelos, essa decisão foi tomada para construir o meu próprio projeto político, cheguei ao entendimento de que “estava na hora de fazer mais e esperar menos”.

Um dos meus projetos é trabalhar em defesa dos direitos da mulher em todos os sentidos, a fim de “dar voz a mulher”. Declaro ainda que, sendo eleita, irei construir propostas de leis voltadas para a construção pessoal, na valorização humana, profissional, educacional e de forma que possa impactar no crescimento social.

Estarei lutando para que as mulheres tenham voz e mais representatividade na política.

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Mais notícias

Prefeitura vai entregar obras do Hospital Materno Infantil neste sábado (26)

As obras do Hospital Materno Infantil Drª Maria da Glória Merçom Vieira Cardoso serão entregues neste sábado (26), às 9h30, em Colina de Laranjeiras....

Comerciantes de Pitanga se unem e fazem campanha para movimentar comércio do bairro

Comerciantes de Pitanga se uniram e estão fazendo uma campanha para movimentar a economia do bairro. Pensando em atrair mais consumidores, um grupo está...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!