O que acontece na Venezuela repercute aqui. Os refugiados devem ser acolhidos no Brasil, já vieram pra cá, aos milhares, atravessam nossa fronteira. O mundo não pode virar às costas para o povo de lá; Muito menos nós brasileiros. Nossos problemas, ainda não levaram o Brasil à ditadura, estávamos bem próximo disso, uma República Bolivariana.
Os filósofos iluministas mudaram, no Século XVIII, a ordem política no mundo. Houve grandes mudanças, a extinção do absolutismo. A liberdade foi a grande conquista pelo mundo a fora.
A Queda da Bastilha em 1789 transformou a França em uma república. A tônica de seus ideais: Liberdade, igualdade e fraternidade.
Triste é saber que Maquiavel tinha razão. Contemporâneo, Dizia: – “A história é cíclica”.
Vejam os acontecimentos na Síria, Coreia do Norte, em vários países da África e na América do Sul. Dirão: – Só mencionam governos, ou desgovernos de esquerda –. Claro que não! No continente africano são ditaturas de direita. E na Síria? Os Estados Unidos passam um sufoco. O Presidente Trump é um trapalhão perigoso. O mundo precisa tomar cuidado com a Coreia do Norte, um ditador louco. Não podemos ficar alienados, quem quiser ficar tudo bem, ou “mal” bem!
A falta dos princípios de Solidariedade e fraternidade tornou a sociedade insensível com seu próximo. E onde está o amor e a liberdade?
Dizia Judith Leão Castello Ribeiro: – “Nada de extremismo, o equilíbrio está no meio.” Nada de extrema esquerda, ou, extrema direita. Há político contando bravata. Extrema direita conversa fiada. Ou um temor? O conteúdo apresentado é resultado de debate com um petista. Ele não analisava os fatos. Dizia: – “só falam da esquerda, do PT”. Falávamos de desgovernos.
João Luiz Castello Lopes Ribeiro
ENGENHEIRO e ADVOGADO