Moradores que ainda não conseguiram tirar o novo RG terão uma nova oportunidade em julho. Um mutirão vai emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) sem necessidade de agendamento, com atendimento por ordem de chegada e distribuição de senhas.
Ao todo, ainda restam três datas de atendimento neste mês. Somadas, elas vão oferecer muitas senhas para moradores que precisam solicitar a nova carteira de identidade.
A ação acontece na Grande Vitória, e mira principalmente quem encontra dificuldade para marcar atendimento pelos canais tradicionais ou não consegue procurar o serviço em horário comercial.
Novo RG será emitido sem agendamento
O mutirão será realizado no Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha, Viana. Para ser atendido, o morador não precisa marcar horário pela internet. Basta comparecer ao local, apresentar a documentação exigida e retirar uma senha.
Leia também
A distribuição seguirá a ordem de chegada. Por isso, quem pretende tirar o documento deve se organizar com antecedência, principalmente porque o número de senhas será limitado em cada dia.
A emissão da Carteira de Identidade Nacional será feita pela Polícia Científica. Já a equipe do Centro Multiuso É Pra Já ficará responsável pela triagem dos documentos, organização da fila e distribuição das senhas.
Datas do mutirão para tirar a nova identidade
Os próximos atendimentos vão acontecer em três dias de julho. Veja o cronograma:
9 de julho, quinta-feira
- Horário: das 17h às 20h
- Senhas: 70
18 de julho, sábado
- Horário: das 8h às 13h
- Senhas: 100
30 de julho, quinta-feira
- Horário: das 17h às 20h
- Senhas: 70
A programação de julho começou no dia 2, mas essa primeira etapa já passou. Agora, restam as três datas acima para quem ainda quer aproveitar o atendimento sem agendamento.
Onde será o mutirão do novo RG?
O atendimento vai acontecer no Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha, Viana.
O serviço será gratuito. Mesmo assim, o morador precisa levar todos os documentos solicitados, já que a senha só será entregue após a conferência da documentação.
Quais documentos levar?
- Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional, o morador deve apresentar:
- certidão de nascimento ou certidão de casamento atualizada;
- CPF;
- duas fotos 3×4 recentes, no padrão oficial.
A prefeitura informa que não vai aceitar fotos feitas por celular ou impressas a partir de dispositivos eletrônicos. Portanto, o ideal é levar fotos 3×4 recentes, feitas dentro do padrão exigido para documento.
No caso de menores de 16 anos, o atendimento exige a presença de um responsável legal. Esse responsável também deve apresentar um documento de identificação.
Quem pode participar do mutirão?
O calendário divulgado pela Prefeitura de Viana informa que os mutirões atendem todas as pessoas partir de 14 anos.
A nova Carteira de Identidade Nacional usa o CPF como número único de identificação. Com isso, o documento substitui o modelo antigo do RG e busca reduzir duplicidades nos cadastros públicos.
O documento também facilita o acesso a serviços, benefícios, matrícula, emprego e outros atendimentos que exigem identificação oficial.
RG antigo ainda vale?
Quem ainda tem o modelo antigo do RG não precisa correr para trocar o documento imediatamente, conforme apurado pelo Portal Tempo Novo.
A Polícia Científica informa que os documentos emitidos no padrão anterior à Carteira de Identidade Nacional continuam válidos até 1º de março de 2032.
Mesmo assim, os mutirões ajudam quem precisa atualizar os dados, tirar a primeira via ou garantir a versão mais recente da identidade.
Depois da emissão da CIN, a versão digital do documento também fica disponível.