Município se mobiliza para combater mosquito da dengue

Compartilhe:
A doença infecciosa pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Foto: Divulgação/Agência Brasil

 

Gabriel Almeida

Com o período de chuvas chegando, a cidade se mobiliza para enfrentar o mosquito Aedes Aegypti, que além da dengue agora transmite as temidas zika e chikungunya. Dentre as ações em curso tocadas pela saúde pública municipal estão a pulverização e tratamento de valas, além das visitas a domicílio e a locais estratégicos como borracharias, floriculturas, ferro-velho, entre outros, a cada 15 dias.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, este ano, já foram realizadas 18 mil inspeções semanais e a Serra possui mais de 1,1 mil armadilhas ativas para captura do Aedes Aegypti.  Até o último dia 21 de outubro foram registrados 700 casos de dengue, 52 de chikungunya e 24 de zika no município. Os casos de dengue diminuíram esse ano na Serra, no mesmo período de 2016, foram 4.889 notificações.

Em todo o Espírito Santo foram 10 mil casos de dengue registrados de janeiro até 21 de outubro. Destes, 254 são casos graves e oito são óbitos sob investigação. Também foram notificados 472 casos de infecção pelo zika vírus e 1.368 casos de chikungunya. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Quanto à febre amarela, que nos últimos dias vem gerando preocupação em São Paulo, a Prefeitura da Serra afirma que 90% da população da cidade está vacinada. A Prefeitura informou que segue as orientações do Ministério da Saúde e até o momento não houve recomendação sobre a situação de São Paulo, por isso a vacinação continua somente nas unidades de saúde.

Por outro lado, há preocupação em relação ao controle de endemias na Serra neste verão. É que 26 agentes que trabalhavam no combate foram demitidos, sendo que seis deles acabaram reintegrados posteriormente após decisão judicial.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também