
Clarice Poltronieri
Cansados de esperar pelo poder público, moradores de José de Anchieta decidiram erguer um abrigo no ponto de ônibus por conta própria, usando pneus e telhado de zinco. A estrutura ficou pronta na última segunda (19) e está localizada na rua Amazonas.
O comerciante Adilson Ramos Rodrigues foi o responsável pela iniciativa. Juntamos umas cinco pessoas na hora da montagem. Os materiais foram doados pelos próprios moradores. “Gastamos menos de R$2 mil, pois usamos material reciclado e conseguimos preço bom nos itens novos”, detalha.
Leia também
Segundo Adilson, os outros dois abrigos em pontos de ônibus que existem no bairro também foram feitos pela comunidade. “Teve um que o rapaz fez perto da casa dele. Um segundo abrigo foi o pastor da igreja quem ergueu. E agora temos este que acabamos de construir”, pontua.
A Prefeitura da Serra disse pela assessoria de imprensa, que o abrigo feito por Adilson está fora dos padrões técnicos. Mas afirmou que a iniciativa dos moradores é bem-vinda. Falou também que ao decidirem construir em espaço público, os moradores procurem a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para construir dentro dos padrões técnicos exigidos pela lei.
A Prefeitura acrescentou que está elaborando um Termo de Referência para contratar uma empresa com o objetivo de instalar 350 novos abrigos de ônibus na cidade, incluindo a região de José de Anchieta, mas não deu prazo para isso.

