Morador põe fim a lixão fazendo jardim no lugar

Compartilhe:
Os moradores plantaram girassóis e árvores, inclusive frutíferas. Foto: Fábio Barcelos
Os moradores plantaram girassóis e árvores, inclusive frutíferas. Foto: Fábio Barcelos
Os moradores plantaram girassóis e árvores, inclusive frutíferas. Foto: Fábio Barcelos

Gabriel Almeida

Moradores do bairro Feu Rosa se uniram e estão transformando um ponto viciado de lixo no bairro em um jardim. O antigo lixão que fica atrás de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e em frente ao campo de futebol da comunidade, servia de descarte irregular de lixo doméstico, restos de móveis, entulho e até animais mortos.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

No local os moradores fizeram uma plantação de girassóis, além de plantarem mudas de árvores, algumas frutíferas. O grupo também será planeja fazer uma horta comunitária no local, onde os vizinhos poderão plantar e colher alimentos.

Uma das moradoras que participaram da ação é a Denizete Luci. Segundo ela, a ideia de transformar o lixão em um lindo jardim veio dos moradores que já estavam cansados de ver toda aquela sujeira atrás de um Cmei. “Estamos desde o mês de março realizando esta ação. Falta pouco para que tudo fique pronto”, afirma.

Denizete pede doação de material aos que quiseram colaborar com a ação. “O que mais precisamos no momento é de terra e pneus”, revela.

E a onda de transformar lixões em áreas verdes está se espalhando na cidade. Na semana passada, moradores de Hélio Ferraz também se uniram e transformaram um ponto viciado de lixo em jardim. O terreno fica na rua Rio Doce, numa praça que também é vizinha a outra creche municipal da comunidade, e era usado constantemente para descarte irregular de lixo.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também