Um morador de Central Carapina, na Serra, realizou uma denúncia contra a EDP por causa de aumento de 90% na sua conta de energia. O seu gasto mensal saltou de R$ 219 para R$ 418 em apenas um mês. O consumidor relata que não adquiriu nenhum novo eletrodoméstico ou equipamento que justificaria um aumento no consumo de sua residência.
Adelson Gon Klitzke ainda afirma que o aumento na conta de energia aconteceu logo após a EDP instalar o sistema BTZERO – que evita furto de energia – em seu bairro. Vale ressaltar que ele não é o primeiro consumidor a reclamar de cobranças abusivas após a implementação do novo sistema.
“É um absurdo o tanto que minha energia veio de diferente de um mês para o outro. Parece até que eu abri um comércio dentro da minha casa. Tem mais de anos que eu não sei o que é colocar algum eletrodoméstico diferente dentro de casa. Eu nem uso chuveiro quente. Olha como a energia veio, não tem condições de pagar uma energia dessa”, afirma o morador.
O que diz a EDP?
Disse, ainda, que o faturamento de energia elétrica atende ao disposto pela regulamentação específica, que prevê a “redução dos valores medidos de energia elétrica devido ao fato de os medidores estarem instalados nos postes, não onerando o consumidor final”.