A partir do dia 3 de outubro, os oitos serviços ofertados pelo Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra terão que ser solicitados de maneira exclusivamente digital.
É por meio do DOT que são realizados serviços como indicação de condutor; defesa de autuação; defesa de penalidade; conversão de penalidade em advertência; recurso do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran); antecipação de débito de multa; solicitação de interdição de via para eventos e cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.
Segundo o diretor do DOT, Fábio Alves, os serviços digitais representam uma grande melhoria não só para o fluxo de operações do departamento, mas principalmente para o cidadão. “Além de agilizar os nossos processos internos, diminuindo o acúmulo de papel e reduzindo as etapas do atendimento, o serviço digital dá mais conforto e segurança ao cidadão, que evita filas, gastos com locomoção, e pode acompanhar todo o trâmite de casa”, explica.
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Para ter acesso a quaisquer serviços do DOT, o interessado deve entrar no site da Prefeitura da Serra clicando aqui e ir até a aba “serviços digitais”. Depois, é necessário fazer um cadastro com login e senha, e clicar em “Iniciar processo eletrônico”. Em seguida, clicar em “Secretaria de Defesa Social”, e escolher a opção desejada para abrir o processo.
Após cadastrar os documentos necessários, o cidadão pode acompanhar a tramitação de seu pedido via e-mail. “Este passo é muito importante para todo o Departamento, e para todo o município. Esperamos, com isso, facilitar ainda mais a vida do morador da Serra”, comenta Fábio.