[secondary_title]

Morador da Serra encanta Luísa Sonza e conquista o mundo dos penteados com sua criatividade

- PUBLICIDADE-
Serra
Trajetória de Charlem começou em Barcerlona, na Serra, e alcançou voos altos, incluindo o trabalho no casamento da cantora Luísa Sonza. Créditos: divulgação.

Direto da Serra rumo ao prêmio global de penteados. Apesar da grandiosidade desta situação, para o cabelereiro Charlem Strelow, a classificação para a fase final do Keune Hair Stylists Awards, premiação de uma renomada marca holandesa, é mais uma conquista entre as várias que o consolidaram na profissão. Com raízes em Barcelona, o hairstylist que esbanja criatividade cresceu literalmente dentro de um salão e a paixão, juntamente com o talento, o levou  a ser  responsável inclusive pelo penteado do grupo Rouge, Fernanda Souza e da cantora Luísa Sonza em seu casamento com o humorista Whindersson Nunes.

+ Chuva e calorão marcam fim de semana de Páscoa na Serra

Dentre as quatro categorias possíveis para a conquista da vaga na fase final da premiação de penteados, Charlem foi absoluto na divisão nacional de Unleashed Creativity, que avalia a criatividade quanto a expansão dos limites de cabelo. O glamour e o lado exótico, reforçados em cada linha e ajuste do cabelereiro de berço, garantiram a presença de Charlem na busca do troféu global da competição, que agora envolve candidatos que foram campeões em suas respectivas competições nacionais.

Serra
Charlem, que já morou na Serra, explicou conceito de penteado que está concorrendo a título mundial. Créditos: Fernanda Mart.

Além de Charlem, que está concorrendo com o penteado nomeado “Casulo”, outros 3 brasileiros também competem nas categorias Color Explosion, Baber Boss e Signature Style. O resultado da premiação será divulgado em abril.

“Me inspirei na natureza, nas fases da borboleta. Minha criação chama Casulo e revela duas etapas da metamorfose. Os traços altos e volumosos fazem referência ao casulo, chamando atenção para um ambiente fechado, introspectivo e explosivo. Os detalhes delicados com cores vibrantes revelam a delicadeza da borboleta. O fato dela estar posicionada próximo aos olhos, faz menção à liberdade, a olhar para frente, para o futuro”, disse Charlem.

Sobre a participação na disputa, o hairstylist ressaltou que apesar do nervosismo, está otimista.

“Me sinto muito nervoso, confesso, mas otimista. É uma honra e um privilégio estar nesse lugar. Já somos referência em cores internacionalmente, agora é o momento de colocar o Brasil também no holofote dos penteados. Temos uma carência nacional nesse segmento e sinto que concursos como estes, com uma grande marca como a keune, ajudam a incentivar a área”, relatou o serrano.

Apesar de ser sua primeira competição, o antigo morador da Serra já acumula uma vasta experiência no mundo da estética que rendeu viagens a vários países e trabalhos com vários famosos nacionais. E a origem de todo esse reconhecimento e paixão pelos penteados surgiu em Barcelona, quando sua mãe abriu um salão de beleza na casa onde moravam, no qual haviam apenas três cômodos.

“A minha mãe já trabalhava em salão, antes ela era empregada doméstica e fez um curso. Com isso, a casa em que morávamos virou um salão, o quarto que a gente dormia, por exemplo, era também o quarto de depilação. Então, eu literalmente cresci dentro do salão de beleza e foi minha mãe quem me induziu a entrar na área”, disse Charlem em conversa com o Tempo Novo.

E assim como sua mãe, foi através de um curso que Charlem deu mais um passo rumo a sua atual carreira. Aos 18 anos, ainda garoto, o cabelereiro realizou um curso do SENAC e passou a trabalhar no salão de uma das professoras, e logo após se formar passou a dar aulas no local. O dia a dia era comum ao de vários serranos, enfrentar um extenso trânsito dentro de um transcol lotado para conseguir se sustentar e trabalhar com o que amava.

De acordo com Charlem, os dias em Barcelona no salão da mãe e no curso do SENAC foram cruciais para seu crescimento profissional.

“Minha experiência no salão da minha família em Barcelona me ajudou 100% a crescer profissionalmente. Tanto isso quanto trabalhar ministrando cursos, foram duas coisas que aconteceram simultaneamente. Quando era estudante, sempre ajudava os alunos em sala de aula, então isso chamou a atenção dos professores, supervisores e da diretoria do SENAC. Assim, tive a oportunidade de participar do processo seletivo para virar professor também. E trabalhei lá por aproximadamente 6 anos”, ressaltou o cabelereiro.

Em buscas de mais oportunidades e de crescimento em seu ramo, Charlem saiu do “ninho” rumo ao São Paulo. Mas o talento e força de vontade levaram o hairstylist aos 4 cantos do mundo. Após ficar conhecido por seus cursos no ES, o antigo morador da Serra foi descoberto por  Helder Marucci, maquiador renomado que inclusive já trabalhou com Pabllo Vittar.

Foi a partir desse contato que Charlem recebeu um convite para auxiliar Helder em seus cursos, primeiramente para o Mato Grosso, depois São Paulo e em seguida ao redor do mundo. México, Colômbia, Bolívia, Equador, Índia, Egito foram alguns dos destinos que ajudaram no aumento da visibilidade do cabelereiro de origem serrana que atualmente tem suas próprias masterclasses pelo Brasil.

Com a maior exposição e com seus serviços sendo mais cobiçados, o serrano teve que se apegar ao costume de atender grandes celebridades. O grupo Rouge, Fernanda Costa e inclusive atuou no penteado da cantora Luísa Sonza em 2018 para o casamento com o humorista Whindersson Nunes.

Para ficar mais perto da família, que nos dias atuais reside em Colina de Laranjeiras, na Serra, o hairstylist mora em Vitória, mas os planos são de retornar para São Paulo, tendo em vista as maiores oportunidades por lá.

As memórias do começo de toda a trajetória de Charlem seguem vivas em Barcelona, no qual o antigo espaço do salão continua em funcionamento, mas arrendado e operado por outras pessoas, mas carregando o nome “Espaço de Beleza Charlem Strelow”.

Confira outros famosos que Charlem já realizou penteados

...

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma das cervejaria mais renomadas...

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores da região poderão usufruir de...

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e matou Karen Moreira Barbosa....

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro Hélio Ferraz, na Serra. O...

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores na manhã desta sexta-feira...

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para uma jornada teatral com...

Dupla Erick & Warley é a primeira atração da Sertaneja da Wild West na Serra

A programação da Cervejaria Wild West, em São Diogo, na Serra, vai ser diferente nesta sexta-feira (17). A casa promove pela primeira vez a...

Música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras neste final de semana

Neste final de semana, tem Feirinha Gastroartes, na sexta e no sábado na pracinha de Colina de Laranjeiras. Na sexta-feira (17), o som fica por...