- PUBLICIDADE-

Insegurança, matagal, acúmulo de lixo e um ponto de ônibus inviável estruturalmente. Essa é a situação nas proximidades da Rua Antônio Franciso Vecci, ás margens da rodovia ES 010, em Jardim Limoeiro, na Serra. Os moradores da região reclamam constantemente dos problemas e afirmam que o cotidiano no local fica a cada dia mais propício a assaltos.
De acordo Denilson Magalhães Gomes, o ‘matagal’ da região não é capinado com grande frequência. Além disso, o morador ainda afirmou que apesar da solicitação de retirada pela população de duas grandes pedras no local, nada foi feito.
“O mato cresce muito e se torna um grande lixão. Não há a realização de uma capina de forma frequente para impedir que fique na situação atual, com muito lixo. Tem também duas grandes pedras, que são uma área propícia para esconderijo de possíveis assaltantes. Já pedimos a retirada das pedras, assim como sempre solicitamos a limpeza do mato, mas nada é feito”, disse o morador, que ainda acrescentou sobre a situação precária do ponto de ônibus da rua.
“Além de ser perigoso ficar esperando ônibus, principalmente durante a noite, perto do matagal, o ponto do transporte público ainda está sem manutenção, que também solicitamos há mais de 6 anos. Para quem vem do Parque dos Pinhos 2, o mato também dificulta a visão dos motoristas que fazem o retorno para a ES 010”, denunciou Denilson.
A reportagem questionou a Prefeitura da Serra quanto a retirada das pedras e sobre a realização da capina. O órgão respondeu que ambos os serviços já estão programados.
“A Prefeitura da Serra informa, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), que tem conhecimento da situação descrita é tanto que, na semana passada, foi feita uma vistoria na área para avaliar os serviços a serem feitos: tanto a capina quanto a limpeza estão programadas para a próxima semana”, disse a prefeitura.
“Em relação à frequência dos serviços de capina, eles seguem a necessidade de cada local, verificado “in loco” pelos servidores da Sese. Quanto à retirada das pedras, por se tratar de uma área particular, foi enviada à Divisão de Fiscalização e Postura as informações para que seja feita uma notificação ao proprietário do terreno. Caso não seja solucionado, o mesmo poderá ser multado” acrescentou o órgão.
Quanto a manutenção do ponto de ônibus do local, a prefeitura afirmou que a Secretaria Municipal de Obras já planejou a revitalização de mais de 500 abrigos na cidade até o meio deste ano.
“A Secretaria Municipal de Obras vai revitalizar mais de 500 abrigos de ônibus no município, além de instalar novos equipamentos. A região de Jardim Limoeiro também será contemplada. As obras vão demandar recursos de mais de R$ 43 milhões. Estão incluídos no projeto de revitalização serviços de limpeza, fundação, execução de calçada, pintura, com acessibilidade e colocação de lixeiras. A previsão é que as obras comecem em abril”, disse a prefeitura.
Vale lembrar que as questões de segurança no bairro de Jardim Limoeiro são de extrema importância tendo em vista a frequência de assaltos na região. De acordo com o Painel de Crimes Contra o Patrimônio da Secretaria Pública e Defesa Social em 2022 o bairro teve 569 ocorrências de roubos e furtos, sendo 307 só em vias públicas.